Arthur e Amazonino ajustam a transição

By -

artur-amazonino

Arthur Neto / Amazonino Mendes

O prefeito eleito de Manaus, Arthur Virgílio Neto (PSDB), visitou durante à noite de ontem (30) o prefeito Amazonino Mendes, em sua residência. Durante o encontro privado, que durou uma hora, Arthur comunicou a Amazonino que o coordenador de sua equipe de transição é o economista Rodemark Castelo Branco e pediu para que a transição começasse no dia 20 de novembro. Rodemark, que está em viagem ao exterior com a família, marcou seu retorno para o dia 7 de novembro e, em seguida, serão anunciados os outros quatro nomes que comporão a equipe.

O prefeito eleito disse ao atual prefeito que quer agilidade nos trabalhos para conhecer de perto toda a estrutura municipal, a capacidade de investimento e de empréstimo, além de outros pontos da rotina municipal. “Quero, no dia primeiro de janeiro, anunciar detalhadamente o plano de 100 dias e no dia 10 de janeiro apresentar um plano anual básico e para isso preciso de todas as informações necessárias”, contou Arthur, aos jornalistas, quando deixava a residência do prefeito Amazonino Mendes.

De acordo com Arthur, o atual prefeito se comprometeu em fazer uma transição harmoniosa, transparente e rápida. Amazonino não quis dar entrevistas hoje, mas por meio da secretária de Comunicação, Celes Borges, disse que falaria sobre o assunto depois, na sede da prefeitura. Arthur também descartou especulações sobre “secretariáveis” e disse que só vai anunciar sua equipe após o natal. Disse ainda que pretende se isolar um pouco, em curtas férias, para tomar suas decisões longe de qualquer tipo de pressão. Mas confirmou o perfil do secretariado: uma equipe que inspire confiança à sociedade, honrada e competente.

Durante a visita, o prefeito eleito falou sobre as dificuldades financeiras que deve enfrentar na administração municipal e de como pretende enfrenta-la. “Na breve conversa com o prefeito já tive a boa notícia que Manaus voltou a ter condições de pedir empréstimos às instituições nacionais e internacionais, o que poderá aumentar sua capacidade de investimento em 15%”, avaliou. Disse também que já está em plena articulação para a votação do Orçamento Nacional, que deverá ocorrer até o final deste ano e já entrou em contato com o relator do orçamento, senador Romero Jucá. “Vou conversar com a nossa bancada, indistintamente, para conseguirmos aprovar o maior número de emendas para Manaus”, afirmou, dizendo ainda que vai buscar aliados, também, em outras bancadas para garantir recursos.

Na manhã desta terça-feira (31), Arthur Neto continua sua jornada de visitas, indo ao presidente do Tribunal de Constas do Estado, Érico Desterro, e ao presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas, desembargador Ari Moutinho. As visitas estão programadas para às 10h e 11h30 respectivamente. Ainda esta semana o prefeito eleito espera agendar visitas ao Ministério Público do Estado do Amazonas e ao Ministério Público Federal.

Redação