Arthur Bisneto pede informações ao Ministério da Educação sobre a péssima avaliação da Alfabetização no país

By -

19310800525_651c7627b4_z

Quase seis em cada dez alunos de oito anos no Brasil não dão conta de resolver problemas simples de matemática. Entre as crianças dessa idade, 22% terminam o 3º ano do ensino fundamental sem conseguir ler um texto. Isso é o que mostra o resultado da Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) de 2014, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) este ano e conforme notícia publicada no jornal Estadão no último dia 17.

Com base nesses dados, o deputado federal Arthur Virgílio Bisneto (PSDB-AM) solicitou informações ao Ministério da Educação sobre esses péssimos resultados. De acordo com as informações do MEC, a prova do ANA foi realizada por 2,3 milhões de alunos de 49 mil escolas públicas. Os números também expõem desigualdades regionais. As regiões Norte e Nordeste, por exemplo, tem 35,06% e 35,56% dos alunos no pior nível.

No requerimento, o tucano solicitou informações sobre as providências que serão tomadas para combater a situação; os esforços prejudicados devido ao ajuste fiscal ora realizado pelo governo e se houve cortes específicos nas ações e repasses para o ensino fundamental. O pedido foi apresentando, nesta quarta-feira (30), na Câmara Federal.

Mario Dantas