Arena da Amazônia terá Posto de Atendimento Biométrico

By -

biometria-tre-am-01O TRE-AM, em parceria com o Governo do Estado do Amazonas, inaugura nesta terça-feira (4), às 11h da manhã, o Posto de Atendimento Biométrico na Arena da Amazônia.

A biometria é prioridade da atual Administração do TRE-AM, e as ações visam cumprir a meta do TSE, que é cadastrar mais de 1 milhão de eleitores de Manaus até as Eleições de 2016.

O posto tem 40 guichês e capacidade de cadastrar 1.800 pessoas por dia. Além do novo posto, Manaus já conta com outros 5 postos em funcionamento. Ainda neste mês será inaugurado o posto biométrico no Balneário do SESC, de tal sorte que, somados, a Capital terá capacidade de atender, aproximadamente, 10 mil pessoas por dia.

A expectativa é concluir a biometria em Manaus em janeiro de 2016. Em seguida, será realizado o recadastramento em Careiro Castanho, Autazes e Silves, de tal forma que 72% do eleitorado amazonense esteja recadastrado até o fechamento do cadastro, no que vem.

O novo posto de atendimento biométrico funcionará na Arena da Amazônia, e fica localizado entre a Arena e o Sambódromo, com acesso pela Rua Flaviano Limonge.

Estarão presentes na inauguração a Presidente do TRE-AM, Desembargadora Socorro Guedes Moura, o Vice-Presidente e Corregedor, Desembargador João Mauro Bessa, o Governador do Estado do Amazonas, José Melo de Oliveira, a Diretora Geral do TRE-AM, Cynthia Edwards e o Secretário de Tecnologia da Informação do TRE-AM, Messias Andrade.

Como posso me recadastrar?

Os eleitores que ainda não se recadastraram devem fazer o agendamento pela Internet. Basta o eleitor acessar a página do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (www.tre-am.jus.br), clicar no link “Agendamento”, que fica no lado esquerdo no menu Serviços e iniciar o processo para marcação de seu atendimento. No dia, hora e local marcados, o eleitor deve apresentar: documento oficial de identificação com foto, comprovante de residência e título de eleitor (se existente).

Para o primeiro alistamento, os homens maiores de 18 anos devem apresentar quitação militar. Já para os maiores de 70 anos de idade, a biometria só é necessária se o idoso quiser continuar a exercer o direito do voto.

O eleitor que não atender ao chamado da Justiça Eleitoral terá seu título cancelado e, entre outras sanções, fica impedido de votar, inscrever-se em concurso público e tirar passaporte.

Roberto Brasil