Arboriza Manaus chega aos corredores viários da zona Sul

By -

plantio-mudas-manaus-01O Plano Arboriza Manaus, que até dezembro deste ano pretende plantar 10 mil mudas de árvores em logradouros públicos da capital, chegou aos principais corredores viários da zona Sul. Com mais de 50% da meta do plano concluída, a ação contemplou as avenidas Rodrigo Otávio, Costa e Silva, Carvalho Leal e Manaus 2000, onde foram plantadas 727 mudas de espécies arbóreas.

plantio-mudas-manaus-03Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), a prefeitura já plantou 6.244 árvores este ano. “Todas as árvores, independentemente da espécie e do porte, proporcionam melhoria na qualidade ambiental da cidade, seja no tocante à questão da temperatura, sombreamento e ventilação como também no embelezamento e na diminuição da poluição atmosférica”, explicou a diretora de Arborização e Paisagismo da Semmas, Rosemary Bianco.

plantio-mudas-manaus-02As próximas vias a receberam mudas serão as avenidas São Jorge e Coronel Teixeira, ambas na Zona Oeste. Uma árvore leva entre quatro a dez anos para se consolidar e oferecer, por exemplo, o benefício do sombreamento num raio de três a cinco metros. Há estudos que comprovam que um maciço arbóreo pode proporcionar benefícios ambientais num raio de até 40 metros.

Roberto Brasil