Apuí terá Feira de Produtos Regionais da ADS

By -

A Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS) inaugurou uma nova Feira de Produtos Regionais no município de Apuí (distante 1.067 quilômetros da capital) com a participação de produtores rurais. Com esta inauguração a agência soma nove feiras no interior do Estado.

De acordo com Lissandro Breval, presidente da ADS, nesta primeira edição a feira foi realizada na 24° Exposição da Feira Agropecuária de Apuí, a Expoap, em um espaço de 400 metros quadrados e posteriormente será transferida para um lugar permanente. “As feiras em Apuí terão edições semanais e para a segunda edição teremos ainda mais produtores envolvidos.”, relata o presidente.

Para inauguração a nova feira recebeu, através da ADS, por iniciativa do Governo do Estado, que libera recursos do Fundo de Promoção Social (FPS), kits com quatro tendas de 10m x 10m, três expositores de inox para peixes, 80 mesas de plástico branco, 80 aventais e 80 bonés para a caracterização dos produtores. A expectativa da ADS para faturamento da feira em Apuí é de R$ 15 a R$ 20 mil mensal.

A equipe técnica do Balcão de Agronegócios, projeto desenvolvido pela ADS, também participará desta primeira edição da feira em Apuí. “A presença do Balcão é fundamental para orientar os agricultores sobre os produtos que podem ser comercializados, garantir um bom atendimento ao cliente e a higiene quanto ao armazenamento e manuseio das mercadorias, além de garantir produtos de qualidade com preços acessíveis e cadastrar o produtor para a venda direta com as empresas conveniadas.”, ressalta Lissandro.

Expansão

Com a inauguração em Apuí, ao total, são 14 feiras administradas pela ADS. Nove no interior do Estado,  nas cidades de Apuí, Silves, Boa Vista do Ramos, Parintins, Rio Preto da Eva, Manacapuru, Novo Airão, Beruri e Novo Remanso. Na capital são seis feiras, localizadas, na Agremiação de Subtenentes e Sargentos da Amazônia (ASA); na Polícia Militar (PM); no Clube dos Suboficiais e Sargentos da Aeronáutica (Cassam); na Escola Estadual Júlio Cesar de Morais Passos (Cidade Nova); no Shopping Sumaúma,  Shopping Ponta Negra e no próximo dia 14 o Shopping Via Norte também receberá a feira da ADS.

“As feiras proporcionam à comunidade a compra direta com o produtor rural, barateando o preço e melhorando a qualidade da alimentação para a população. Também incentiva o agricultor criando um novo modelo de economia familiar, baseado na própria produção e dando condições de sustento as famílias rurais, incentivando o homem do campo a não sair da sua região”, concluiu o presidente da ADS.

*Com informações da assessoria

Roberto Brasil