Aprovados no concurso do Cetam 2014 farão manifestação

By -

Audiência pública com os aprovados no concurso do Cetam alegou problemas gerados pela crise financeira

Da Redação – Está marcada para acontecer amanhã (8), a partir das 8h, manifestação de aprovados no concurso do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), ocorrido em 2014, em frente à autarquia, localizada na avenida Pedro Teixeira, nº 2354, bairro Dom Pedro.

Segundo representantes do grupo, das 125 vagas previstas no edital resta a convocação de 110 aprovados. Esse foi o primeiro concurso da autarquia e que mesmo após audiência pública e representações do MPC as gestões anteriores não resolveram a situação. Das 24 nomeações aconteceram desistências e pedidos de exoneração, restando somente 15 aprovados.

De acordo com os dados da folha de outubro de 2017 do Cetam, obtida no Portal da Transparência do Governo do Amazonas, a autarquia possuía um quadro de 150 servidores, dos quais: 76, ou seja, aproximadamente, 50,67% são cargos comissionados; 59 são servidores cedidos de outros órgãos estaduais; e apenas 15 oriundos do concurso de 2014.

Crise financeira

Apesar da justificativa apontada pela autarquia para a demora na realização das nomeações dos aprovados no concurso ser a crise financeira, tais limitações orçamentárias nunca foram apresentadas formalmente. Os representantes informam que no período dos últimos três anos após o certame do Cetam já foram realizados concursos das secretarias estaduais da Segurança Pública (SSP), Educação (Seduc) e Saúde (Susam), tendo os aprovados sido convocados. Tais episódios por si já descaracterizam o motivo alegado e não comprovado pela entidade.

Roberto Brasil