Apresentação e votação de Projetos de Lei encerram o Parlamento Jovem 2015

By -
24 estudantes se transformaram em jovens deputados

24 estudantes se transformaram em jovens deputados

Após dez dias de atividades intensas, a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realizou, no fim da semana passada, a última Sessão Ordinária do projeto Parlamento Jovem, versão 2015. Escolhidos por meio dos votos dos colegas, nas suas escolas, os 24 estudantes se transformaram em jovens deputados e passaram a conhecer e a vivenciar toda a rotina de um deputado estadual.

Como parlamentar, o jovem deputado aprendeu noções de técnicas legislativas para a elaboração de Projetos de Lei. Participou de comissões temáticas sugeridas por eles. Cumpriu os ritos regimentais, além de acompanhar várias sessões ordinárias dos deputados.

Para a diretora da Escola do Legislativo, Jaqueline Ferretti o apoio dado pelo presidente da Aleam, deputado Josué Neto (PSD) foi fundamental para a realização e o sucesso alcançado pelo projeto Parlamento Jovem. “Esses jovens, vão levar para as suas vidas uma experiência única. Eles conheceram todo o funcionamento do Poder Legislativo e sua importância para a Sociedade. Por isso é que nos sentimos orgulhosos de termos proporcionado essa interação da Aleam com a juventude de nosso Estado”, disse ela.

Na última sessão, os jovens deputados levaram para o plenário e realizaram a votação de seus Projetos de Lei. Vários deputados como Adjuto Afonso (PP), Dr. Gomes (PSD), José Ricardo (PT), Luiz Castro (PPS) e Platiny Soares (PV) se comprometeram a adotar os projetos apresentados pelos jovens parlamentares.

“Vamos estudar com carinho e atenção as propostas. Verificamos de imediato a qualidade das ideias, pois elas foram discutidas entre eles, e num breve espaço de tempo, após as análises regimentais poderemos transformá-las em Leis”, ressaltou o deputado Adjuto Afonso. Por ainda vivenciarem a realidade escolar, a maioria dos projetos apresentados pelo Parlamento Jovem, tiveram a Educação como tema principal. No entanto, a defesa do Meio Ambiente, o combate às drogas e à obesidade também permearam as propostas.

Roberto Brasil