Após 30 anos, moradores do Miriti comemoram água na torneira

By -

poços artesianos (22)Festa, emoção e homenagens marcaram a entrega de sistemas de abastecimento de água em três comunidades rurais da região do Miriti na manhã de sábado. O prefeito Alexandre da Carbrás participou da programação em que 89 famílias das comunidades de Aparecida, Santana e Nova Jerusalém foram beneficiadas com dois quilômetros e meio de instalação de rede hidráulica, bombas d’água de 2 CV com gerador de energia  e  torneiras no jirau das residência. Na Aparecida a beira do lago do Miriti foi feita a revitalização completa do sistema. Na Santana e Nova Jerusalém, alguns moradores esperaram há 30 anos pelo líquido em suas torneiras. O prefeito Alexandre da Carbras acompanhado do diretor do SAAE Dielson Brelaz, secretários de Educação Eliane Melo, de assistência social Wanderley Pantoja, produção Samarone Moura, meio ambiente Flávio Farias e demais coordenadores ouviu depoimentos de gratidão de adultos e crianças pelo trabalho que soma mais de 20 mil metros de rede hidráulica na zona rural em menos de dois anos.

poços artesianos (24)capa

De acordo com o prefeito Alexandre da Carbrás, sua gestão entra para história pelo grande trabalho desenvolvido não apenas na cidade, mas também no interior que esteve abandonado durante os últimos anos. Segundo ele, o trabalho deve prosseguir para tirar o sofrimento das famílias da zona rural que sofrem com a falta de água de qualidade.

Carbrás anunciou a parceria com uma empresa perfuradora de poços e que sua meta é levar água a todas as comunidades rurais de Parintins. “ Em um ano e oito meses de trabalho já instalamos na zona rural mais de 20 mil metros de rede hidráulica. Estamos fazendo em alguns meses o que nao foi feito em oito anos. Estamos fechando parcerias com uma empresa de perfuração de poços e nossa meta é que até o final do mandato possamos perfurar poços artesianos em todos as comunidades rurais do município” disse o prefeito.

O diretor do Saae Dielson Brelaz destacou a importância do liquido precioso na vida dos comunitários. De acordo com ele a prefeitura municipal esta realizando o sonho dos comunitários que utilizavam água inadequada para o consumo a vários anos. “È muito gratificante ver o sorriso no rosto dos comunitários por estarem recebendo água potável e de qualidade em suas casas. Temos um calendário de visitas e varias solicitações de perfuração de poço nas comunidades. Nossas equipes estão toda semana percorrendo as comunidades rurais para fazer levantamento técnico. O objetivo é que no decorrer do mandato possamos solucionar o problema da falta de água potável nas comunidades rurais de Parintins” destacou Dielson.

A senhora Maria Ironilda Vieira de 60 anos, moradora da Santana chorou ao ver a torneira do seu girau jorrando água. Segundo ela, vários acidentes já havia sofrido quando subia a ribanceira com o balde d’água na cabeça.  “Cair varias vezes subindo a ladeira com o balde d’água. A mais de trinta anos que sofremos que esse problema e só agora  apareceu um  prefeito de coragem para nos ajudar. Quem prometeu nunca cumpriu, mas agora a comunidade esta em festa por receber água encanada no girau de cada residência. Estamos felizes e em nome de Jesus agradecemos o prefeito Alexandre da Carbras” festejou dona Ironilda.

poços artesianos (27)

O presidente da comunidade de Santana senhor Manoel Caldeira revela que os moradores não usufruíam de água potável a 30 anos.  Ele ressalta a felicidade de receber água encanada na residências de todos os comunitários. “ Eu me emocionei quando liguei a torneira pela primeira vez. Esse gesto muitos nossas vidas e por causa disto sempre seremos gratos.  Estou muito feliz e desejo muitas felicidades ao nosso prefeito que realizou nosso sonho” disse.

A senhora Celiane Pinheiro Barb    osa moradora da comunidade Nova Jerusalém explica que o fato de não subir e descer mais a ladeira para buscar água agora é um privilegio para todos os comunitários. Ela afirma que após 20 anos carregando água na cabeça agora vai ter conforto. “Vimos chegar a estrada, o Luz para Todos e agora chegou a água encanada. Isso significa avanço em nossa comunidade e qualidade de vida. Estou muito feliz e isso é uma bênção” finalizou Celiane.

Mario Dantas