Apenas um ônibus atende três comunidades rurais

By -

20161112_110654

Moradores das comunidades rurais de Serra Baixa, Portelinha e Açutuba reclamaram o deficiente serviço de transporte público, falta de saneamento básico e de reformas nas escolas e melhor atenção na saúde. O registro foi neste sábado (12) na Escola Municipal Santa Luzia da comunidade São Sebastiao de Serra Baixa durante uma ação social realizada pela Terceira Igreja Presbiteriana Independente de Manaus em parceria com os Amigos Solidários, onde foram disponibilizados serviços gratuitos de embelezamento, saúde e emissão de documentação.

 20161112_121526

20161112_122730

A coordenadora dos Amigos Solidários, Rosa Nobre agradeceu ao Pastor Luís Carlos pela parceria onde as pessoas foram atendidas com embelezamento junto a empresa Hinode, Ótica Fénix, massoterapia entre outros.

 p1060973

p1060974

O diretor da Escola Municipal Santa Luzia, Prof. Paulo Borba de Lira informou que são 351 alunos do ensino infantil ate o 3º ano do Ensino médio que estudam nesta unidade e algumas atividades são desenvolvidas em parceria com o Posto de Saúde. A ultima reforma foi no ano de 2015 mas ainda falta a climatização de todas as salas e equipamento para funcionarem nas salas de informática.

 

Segundo a gerente do Instituto de Identificação do Amazonas, Dra. Ilza da Gama Feitosa, o projeto social pretende atender a capital e municípios do interior na emissão de documentação: primeiras e segundas vias do Registro de Identidade (RI), carteira de trabalho e outros. “oferecemos este serviço gratuito e alertamos as pessoas a não pagar pela emissão deste documento, as crianças são as que precisam mais este documento e é necessário apresentar certidão de nascimento, certidão de casamento civil do pai e a mãe, comprovante de residência e fotos 3 x 4, em caso de não ter, facilitamos a foto e recebemos uma declaração”

 p1060981

p1060986

O representante dos Biomédicos Unidos do Amazonas, Anagildo Pereira informou que este grupo voluntario de acadêmicos de medicina são profissionais voltados para atenção em saúde que realizam pesquisa e são os futuros cientistas do futuro. “O trabalho se foca na epidemiologia e na prevenção de doenças, o atendimento é controle de glicemia, pressão arterial, exame de urina, nutrição e outros”.

 

Falta saneamento e asfalto nas ruas

p1060988

p1060989

Segundo o representante da Comunidade São Sebastião da Serra Baixa, Adalberto Canto da Silva o principal problema é a falta de transporte publico já que apenas um ônibus (Linha do Limão) da empresa Expresso e que depende da Prefeitura de Iranduba e não abastecem as três comunidades (Portelinha, Açutuba e Serra Baixa) especialmente nos finais de semana, além de passar lotados a demora e muita, temos reclamado do Prefeito, mas não melhora o serviço”.

 

“Outros problemas são a falta de saneamento básico e o controle da malária, dengue assim como infecções intestinais. O trabalho desta comunidade é dos agricultores , construção civil e outros, pedimos a reforma da escola e precisamos de um ginásio poliesportivo para os jovens e também asfalto nas ruas”

 

Ana Claudia Nascimento mora há seis anos numa comunidade próxima a Serra Baixa e disse “no final de semana o serviço de transporte piora o mesmo ônibus vem de manha e de tarde e chega lotado”. Ana Maria Lopes moradora há seis anos na comunidade Portelinha também reclamou e disse “custa muito passar o ônibus e estamos esquecidos aqui ninguém reclama”// Mercedes Guzmán

Mario Dantas