Anac vistoria aeroporto Júlio Belém

By -

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), por meio de uma equipe técnica, está em Parintins fazendo uma série de vistorias no aeroporto Júlio Belém com o intuito de verificar todas as melhorias que a administração pública municipal executou no aeródromo.

 

A partir da vistoria, a agência dará o parecer se o aeródromo está apto para voltar a receber voos durante o dia. Os procedimentos estão sendo acompanhados pelo vice-prefeito Tony Medeiros, administrador do aeroporto Jean Jorge, e secretário de Obras, Mateus Assayag, que buscam mostrar ao órgão todas as melhorias e trabalhos que foram desenvolvidos pela Prefeitura no intuito de melhorar a infraestrutura do terminal e a segurança dos voos.

 

O vice-prefeito considera de extrema importância a visita da Anac em Parintins uma vez que será verificado in loco as diversas frentes de trabalho que a prefeitura está realizando para viabilizar a reabertura total do Júlio Belém. “Cumprindo o seu papel fiscalizador, a agência está em nossa cidade e verifica que não estamos parados. Estamos atuando desde o início do governo para cumprir com todas as exigências para que possamos ter voos durante as 24 horas do dia. A envergadura de nossa cidade necessita de um aeroporto funcionando de forma plena e não parcial”, enaltece Tony Medeiros.

 

De acordo com o administrador do aeroporto, Jean Jorge, o aeroporto só foi fechado pela falta de informações da real situação do aeródromo à agência. “Nos últimos três anos ficou de ser elaborado e atualizado relatórios a cada três meses pela administração. O que não foi feito. No ano passado, o ex-prefeito comprou um documento de outro aeroporto. Só fizeram substituir o nome da cidade e colocaram uma quantidade alarmante e qualidades alarmantes de pássaros que nem existem nessa região”, denuncia.

 

Durante o processo de vistoria, a Anac verificou não só como está a estrutura do aeroporto, mas também o seu entorno e averiguou a situação do matadouro frigorífico, feiras e o destino final dos resíduos sólidos. Após as inspeções, a equipe técnica da agência reúne com o prefeito Bi Garcia nesta sexta-feira (05) para discutir o que foi constatado durante as vistorias e o que necessita para reabrir totalmente o aeroporto.

Mario Dantas