Amigos Solidários realizam ação social no São Jorge

By -

amigos-solidarios-sao-jorge-blogdafloresta 01Da Redação – Neste sábado (27), o Projeto Amigos Solidários realizou ação social na Igreja Assembleia de Deus, no Beco Santa Terezinha, 115, bairro São Jorge, com serviços de embelezamento e saúde bucal disponibilizados. Os moradores denunciaram o consumo e tráfico de drogas, acumulo de lixo, além de falta de creches e áreas de lazer no local.

amigos-solidarios-sao-jorge-blogdafloresta 02A coordenadora dos Amigos Solidários, Rosa Nobre de Camargo, agradeceu às lideranças da comunidade pela receptividade e o apoio de Fernando Oliveira.  Participaram a empresa Mari Kay, houve corte de cabelo, design de sobrancelhas, limpeza de pele, maquiagem, massoterapia, consultas psicológicas, higiene bucal e outros.

amigos-solidarios-sao-jorge-blogdafloresta 03Tráfico de drogas e lixo acumulado

A moradora, Iris Guedes dos Santos relatou que  a Igreja fechou por conta das bocas de fumo neste beco. “É muita perseguição, roubaram muitas coisas. Agora puxaram até o fio. Não tinha luz, levaram tudo. As pessoas estão esperando indenização do Prosamin”, afirmou. Dona Iris, que é responsável pela limpeza do local, afirmou que isso tudo acontece porque os jovens não dispõem de quadra esportiva, área de lazer ou outras alternativas para se educarem. Na falta disso, acabam se dedicando ao consumo ou venda de drogas.

amigos-solidarios-sao-jorge-blogdafloresta 04O Beco Santa Terezinha está próximo do igarapé e isso traz outro problema para esta comunidade através do acúmulo de lixo. “O pessoal não sabe e joga o lixo de qualquer jeito em qualquer lugar”, salientou Iris.

amigos-solidarios-sao-jorge-blogdafloresta 05Mais programas sociais

Naquela comunidade existe um local chamado ‘Castelo’ que vem sendo utilizado, principalmente, para a distribuição gratuita de sopa às pessoas mais necessitadas. Segundo a líder da comunidade União Cachoeira Grande, no São Geraldo, dona Edineuza Mineiro Araújo o prédio precisa de reforma. “Temos um projeto para cursos de capoeira, inglês e outros. Agora enfrentamos um problema com a única área da comunidade onde fazemos festas de aniversário ou outras atividades, pois apareceu uma pessoa que não é proprietária e deseja construir no local”, reclama.

amigos-solidarios-sao-jorge-blogdafloresta 06“Temos mães de primeira viagem. Jovens que não sabem nada, precisam de ajuda e temos uma assistente social que poderia orientar e dar um suporte a elas. Queremos que o Prefeito de Manaus venha dar uma olhada aqui. Disseram que irão nos indenizar, mas não há previsão de quando isto ira acontecer”, salientou a líder comunitária.

amigos-solidarios-sao-jorge-blogdafloresta 07O representante da Mesa Brasil, Fernando Oliveira, acompanhou a ação social. “parabéns a toda a equipe dos Amigos Solidários. O trabalho social que realizam é muito bom. Isto faz a diferença para sermos uma sociedade melhor. Nós trabalhamos também nesta linha oferecendo alimentos à comunidades carentes e percebemos que falta organização nas próprias comunidades para melhorar as suas condições. O trabalho para fortalecer as famílias também é importante, uma vez que falta educação e o poder público está ausente”, destacou. Oliveira explicou ainda que o trabalho que realizam questiona qual irá ser o futuro das crianças abandonadas e dos jovens que consumem droga ou se prostituem. (Texto e Fotos: Mercedes Guzmán)

Roberto Brasil