Amigos Solidários realizam ação social na Colônia Aleixo

By -

P1040426

Neste sábado (23) os Amigos Solidários realizaram ação social no Instituto Transformando Vidas (IVT) na Colônia Antônio Aleixo, conhecida como  ‘Buracão’, zona leste de Manaus. Serviços de embelezamento, RG, Cadastro Único e Saúde foram disponibilizados graças à parceria com a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB). Os principais problemas da comunidade são a prostituição infantil e a falta de coleta de lixo.

P1040402

Participaram da ação social as Secretarias Municipais da Mulher e Direitos Humanos (Semmash) e de Limpeza Pública (Semulp), as empresas Mari Kay, Hinode e Vawt’s Life. Os serviços de embelezamento (corte de cabelo, maquiagem, sobrancelha e outros), de Saúde (higiene bucal, massoterapia, oftalmologia, preventivo para evitar o câncer de colo uterino e doenças sexualmente transmissíveis), de Cadastro Único (bolsa de família) e de 2ª e 3ª via para Identidade (RG) foram disponibilizados para a comunidade.  A coordenadora dos Amigos Solidários, Rosa Nobre agradeceu os profissionais que trabalharam neste sábado em beneficio da comunidade do Buracão.

Prostituição infantil preocupa a comunidade

P1040418

A comunidade do ‘Buracão’ tem aproximadamente um mil habitantes e o Pastor do  IVT, Paulo Aruda disse “trabalhamos com crianças em vulnerabilidade social, esta área é de risco por conta da violência em que se encontram tanto dentro dos seus lares ou nas ruas, a traves da palavra de Deus tentamos dar uma esperança para serem no futuro adultos com menos problemas e oferecemos café da manhã e lunch”.

P1040435

O IVT oferece cursos de português, matemáticas, inglês, espanhol, informática e segundo o Pastor Paulo os fatores para que as crianças se encontrem em situação de vulnerabilidade são vários, como a desestruturação da família, a violência, drogas e a prostituição infantil. “A prevenção a traves da educação é um caminho para no futuro não ter problemas maiores com os adultos”

P1040437

O representante da Empresa Vawt’s Life (Linhas da Vida), Thiago Wilter apresentou a linha de cosméticos para tratamentos de reumatismo, ABC e outros disse “a empresa trabalha com cosméticos especiais para evitar a queda de cabelo, caspa e outros, também a renitis sinusite, tratamentos faciais com produtos que contem extratos vegetais e uma linha de ferramentas para fisioterapia localizada que trata o reumatismo, bico de papagaio, tendinites e outras inflamações das artérias e ossos”.

Os garis da alegria da Semulp alegraram as crianças e ensinaram a cuidar o meio ambiente a principal mensagem deles foi para não jogar lixo em qualquer parte.

Coletor do lixo não chega na comunidade

P1040421

Segundo a representante da SBB, Lenise Nascimento Becerra um dos objetivos foi de combater o mosquito Aedes aegypti que transmite doenças como a Dengue, Chikungunya e Zika. A ideia da ação social foi para também oferecer serviços que a população demanda e falar da importância da limpeza, pois esta área do Buracão é considerada de risco por conta do lixo acumulado em qualquer lugar. “Não há educação ambiental e também não há coleta de lixo, o carro coletor passa algumas vezes, mas não chega a todas as ruas e becos desta área”.

A representante da SBB destacou a doação da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semmas) de 150 mudas de plantas para a comunidade. (Mercedes Guzmán)

Mario Dantas