Amigos Solidários realiza ação social no Lago Cacau

By -

P1040178

Neste sábado (19) o Projeto Amigos Solidários realizou uma ação social na Escola Municipal São Joaquim na comunidade do Lago Cacau, município de Iranduba a seis km de Manaus, foram disponibilizados serviços de saúde, embelezamento, consulta jurídica, psicológica entre outros.  A comunidade denunciou o problema do meio ambiente devido ao lixo no rio jogado pela Cidade Universitária, falta agua potavel e atenção de saúde para a população.

A coordenadora dos Amigos Solidários, Rosa Nobre agradeceu a parceria das missões a traves do Presbítero Alcemir Brito Martins da Igreja Presbiteriana Independente do bairro da Raiz de Manaus e a todos os professionais que trabalharam nesta ação social. Participarama equipe do Programa Cidadã da UEA, empresa Mari Kay, Optivision, Ótica Lima, Policia Civil, Sejusc e outros.

Rio contaminado pelo lixo da cidade universitaria

Maria de Fatima

Maria de Fátima

A professora Maria de Fátima Morais Diaz, mora há 52 anos na comunidade do Lago Cacau e relatou o problema de meio ambiente que há quatro anos afeta a população e disse “ há cinco anos atrás a agua era potável, sem lixo, hoje não podemos nem tomar banho no rio devido ao lixo jogado pela cidade universitária. A agua dos igarapés Chico Preto e grande era cristalina agora é barrenta”.

IMG-20160319-WA0017

P1040224

Informou ainda que continuam esperando a visita da Prefeita de Iranduba, Madalena de Jesus para resolver o problema da contaminação do rio pelo lixo da cidade universitária, da falta de agua potável, falta de poços artesianos e outros. “queremos que a UEA nos ajude elaborando um projeto para construir mais poços artesianos, a escola abastece apenas a cinco casas e muitos não tem agua potável, as crianças adoecem e também não são assistidas de forma oportuna pelo Posto de saúde flutuante, para fazer um exame aqui é muito complicado, tivemos três casos de malária neste mês e o laboratório que foi construído para isso esta entregue ao mato, esta abandonado”, salientou Maria de Fátima Morais.

P1040175

A professora ainda explicou que a comunidade tem 72 famílias e a escola não tem biblioteca é muito pequena, falta construir um muro para evitar acidentes, funciona 1º e 5º ano nos três turnos sendo que a noite funciona o tecnológico.

P1040185

Na oportunidade a atenção em saúde ficou por conta da equipe do Programa UEA Cidadão (afeção de pressão, exame de glicemia, levantamento de massa corporal, aplicação de flúor e saúde bucal) e a Professora Marcia Gonsalves Costa disse “os atendimentos são encaminhados para consulta em Manaus, o programa pretende contribuir com a formação do professional no voluntariado e os alunos tem que cumprir 45 dias nos municípios ganhando experiência”.

P1040200

Também houve serviço para Carteira de Identidade pela Policia Civil e de carteira de trabalho pela Sejusc, massoterapia e embelezamento (limpeza de pele, corte de cabelo, design de sombracelha e outros). // Texto e Fotos: Mercedes Guzmán

 

Mario Dantas