Amigos Solidários realiza ação social na comunidade Alfredo Nascimento

By -

comunidade_alfredo_nascimento 02Da Redação – Neste sábado (30) os Amigos Solidários realizaram uma ação social na Escola Municipal Olga Figueiredo na Rua Ondas, 231 da comunidade Alfredo Nascimento, bairro Cidade de Deus, zona norte de Manaus, a atividade faz parte da comemoração dos 18 anos do bairro. Foram disponibilizados serviços de saúde, RG, Bolsa Família, embelezamento, entre outros, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh) e líderes comunitários.

comunidade_alfredo_nascimento 05A coordenadora dos Amigos Solidários, Rosa Nobre, agradeceu a todos os profissionais pelo tempo dedicado na ação social e aos líderes comunitários Raulzinho Robson Teixeira e Lacraia Morena pela parceria em beneficio da população. Participaram as empresas Mari Kay, Hinode e Vawt’s Life, serviços de beleza (limpeza de pele, corte de cabelo, maquiagem), na área de saúde houve aplicação de vacina H1N, massoterapia, massagem térmica e outros serviços como cadastro único (bolsa família), RG e outros.

O líder comunitário Raulzinho Robson Teixeira convidou a todos os moradores a participarem do forró continuando a comemoração da comunidade (aniversário ocorrido no dia 1º de abril) nesta noite de sábado as 19h, no campo do Bebé, com a participação da Banda Ostentação do Forró, Forró na Pegada, DJs e outros.

comunidade_alfredo_nascimento 04Uma equipe de quatro profissionais da UBS Arthur Virgílio Filho aplicou vacina H1N1 (gripe). Foram atendidas crianças e adultos. A dose é aplicada anualmente. Os grupos prioritários a receberem a vacina são gestantes, pessoas da terceira idade, trabalhadores de saúde, indígenas, detentos e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis.

Consciência Negra é destaque na Escola

A Chefa da Divisão da Escola Olga Figueiredo, Prof.ª Daniela Medina, informou que esta unidade atende a 1.200 alunos nos turnos matutino e vespertino e destacou o Projeto Aírton Sena que oferece aulas de reforço para alunos com dificuldades na escrita, leitura e interpretação. “O projeto tem como objetivo o nivelamento dos alunos, que todos sejam alfabetizados”, disse.

comunidade_alfredo_nascimento 10O diretor da Escola Olga Figueiredo, Mauricio Odilon, destacou uma das atividades que há três anos vem desenvolvendo o que é a ‘Consciência Negra’ e  que tem como objetivo o respeito a todos os seres humanos. “Muitos alunos não tem pai ou mãe e presenciam atos de violência dentro sua família e isto reflete na escola, pois estão estressados, desrespeitam os professores e seu próximo. Tentamos fazer com que participem em atividades extra classe e resgatem assim a auto estima dos adolescentes”, destacou Odilon. Ele agradeceu a parceria com os Amigos Solidários pela ação social e destacou a importância por quanto é exigência do MEC a responsabilidade social das unidades educativas, isto é a relação com a comunidade.

comunidade_alfredo_nascimento 09Falta de água e invasões são os principais problemas

O líder da comunidade Alfredo Nascimento, Jose Filomeno Neto, mais conhecido como ‘Bebé’, relatou a história de lutas dos moradores. “Tivemos muitas dificuldades são dez anos de luta para conseguir serviços básicos, mesmo assim ainda falta água nesta comunidade”, afirmou.

“Estamos aguardando o Prefeito inaugurar a creche que prometeu e queremos que tome providencias sobre as invasões que irão afetar a construção do campo de futebol prometida por 5 prefeitos anteriores, foi pedido com mais de dois mil assinaturas também a construção do Posto de Saúde (entre as Ruas Emanuel e Rei David) e a água não chega à parte de cima da comunidade”, disse o líder Bebé. Na oportunidade vários moradores reclamaram também que a linha de ônibus 053 na conclui sua rota e as pessoas com deficiência e moradores são prejudicados.

comunidade_alfredo_nascimento 06O Presidente do Conselho de Segurança (13º DIP) da Cidade de Deus, Euzébio Queiroz, afirmou que os buracos das ruas dificultam que as viaturas realizem seu trabalho de dar segurança aos moradores, assim como a falta de iluminação. Reclamou ainda a falta de medicamentos e destacou a parceria com os Amigos Solidários e lideres comunitários para a realização da ação social./// (Texto e Fotos: Mercedes Guzmán)

Roberto Brasil