Amigos Solidários realiza ação social em parceria com o Projeto Inclusão Digital da SSP-AM

By -

Nesta sexta-feira (22), os Amigos Solidários realizaram uma ação social no Projeto Inclusão Digital do Programa Previne, localizado na Avenida Noel Nutels, Cidade Nova, zona norte de Manaus, em parceria com a Secretaria de Segurança do Estado do Amazonas. Foram disponibilizados serviços de embelezamento e saúde para as pessoas idosas que frequentam os cursos de informática do projeto.

A Coordenadora dos Amigos Solidários, Rosa Nobre, agradeceu a parceria e aos profissionais que trabalharam de forma voluntaria nesta sexta feira. A gestora do Previne falou sobre o projeto. “O Projeto Inclusão Digital do Programa Previne foi idealizado para atender o bairro da Paz porque nossa sede era lá, agora funciona aqui. Precisamos de recursos para poder ampliar nosso trabalho para atender toda a população do Amazonas. Esta ação social pretende melhorar a qualidade de vida dos idosos”, disse a gestora do Previne, Edmeia Holanda.

Maria Cacilda, 60, é aluna de informática todas as segundas e quartas (de 9h às 11h). “É muito legal, aprendo muita coisa, agora sei como fazer arquivos, aprendi a desenhar e outras coisas no computador”, disse.

A psicóloga do projeto Inclusão Digital, Minéia Veiga, explicou que o projeto Inclusão Digital para idosos faz parte do programa de Prevenção ao Uso de Narcóticos e Entorpecentes (Previne) e os requisitos para se inscrever são: ter acima de cinquenta anos e não ter conhecimentos da área de informática. O objetivo é proporcionar aos idosos que não tiveram a oportunidade de aprender o uso do computador e outras tecnologias atuais. “Vivemos num mundo informatizado e as pessoas não podem ficar excluídas desta realidade. Os idosos ficam excluídos pela falta de conhecimento. Ficam com depressão, com tristeza e se sentindo incompetentes”, afirmou.

São 200 vagas disponibilizadas em dois módulos no projeto Inclusão Digital duas vezes ao ano, o próximo é em fevereiro, informa Mineia (99912-5528). “Muitos idosos são iletrados, não tem às vezes nem o sistema fundamental,  mas não podemos excluir de nenhuma forma eles, pois estaríamos colocando outra barreira no seu caminho”, frisou.

Semana do Idoso

O vice-presidente do Conselho Estadual do Idoso, Jorge Wagner Lopez, disse que na última semana de setembro tem a Semana do Idoso e que, segundo a Lei nº 2877, o estado tem a responsabilidade de implementar politicas publicas aqui no Amazonas, neste sentido temos uma programação a ser cumprida.

29 de setembro, no Serviço Social do Comércio (SESC) das 8h às 17h, no Salão de Festas Zezinho Corrêa, localizado no Sesc Balneário, Av. Constantinopla, 288 – Alvorada promove  o 1º Fórum de Apoio ao Envelhecimento em comemoração aos 30 anos do Trabalho Social com Idosos com o objetivo de gerar a participação social e o exercício da cidadania. A inscrição na Central de Atendimento do Sesc Centro (Rua Henrique Martins, 427) ou Balneári. Para isso basta apresentar a Carteira do Sesc atualizada e doar 1kg de alimento não perecível a ser entregue no dia do evento.

Dia 30, na Praça do Congresso, Centro de Manaus, às 07h, se realiza uma caminhada com o objetivo de chamar atenção da sociedade do respeito para com as pessoas idosas. No dia 1º de outubro, às 7 horas, uma missa de ação de graças pela pastoral da pessoa idosa. Dia 03, na Aleam, homenagem as pessoas que contribuíram para o fortalecimento das politicas publicas em especial dos idosos com entrega de certificado de honra ao mérito.

“Muitas vezes os idosos são maltratados por pessoas da sua própria casa, a nossa preocupação é divulgar a informação especialmente o estatuto do idoso, temos uma parceria forte com a Seduc, Previne e outros, fazemos palestras em escolas, com as forças armadas e servidores que atendem este público, temos uma rede para encaminhar casos de violência (CRAS, CREAS e Delegacia especializada), queremos ampliar isto a traves da imprensa para que todos tenham conhecimento dos direitos dos idosos”, salientou Jorge Wagner Lopez.

Segundo dados aproximados, no estado do Amazonas são 235 mil idosos e 130 mil em Manaus e segundo o vice presidente do Conselho dos Idosos as politicas publicas devem estar voltadas para os idosos de agora e do futuro próximo.

Mercedes Guzmán

Roberto Brasil