Amigos Solidários realiza ação social em Nova Airão

By -

Amigos_Solidarios_BDF_Novo_Airao_01Da Redação – Os Amigos Solidários realizaram no sábado (20), uma ação social no bairro de São Francisco, conhecido como ‘Chicó’, localizado no município de Nova Airão (distante 200 km de Manaus), os serviços de embelezamento e de saúde foram ofertados na casa de Marilene Cândida de Souza. Os moradores denunciaram a falta de atenção por parte das autoridades, falta escola, posto de saúde, transporte e a insegurança é um dos problemas diários.

Amigos_Solidarios_BDF_Novo_Airao_05No lugar todos os vizinhos se conhecem e quase a maioria é parente por parte da mãe ou do pai. Falaram ao Blog da Floresta sobre o abandono por parte das autoridades e do esforço da própria população para sobreviver. Uma das moradoras mais antigas, Maria Guiomar Brito, 66 anos relatou: “Eu tenho 18 filhos e trinta e poucos netos e ainda tenho força para continuar”. Explicou ainda que poucas vezes viu um médico na sua vida e só o trabalho diário tem sido sua vida deste sempre.

Maria Guiomar Brito_Amigos_Solidarios_BDF_Novo_Airao_02A coordenadora do Projeto Amigos Solidários, Rosa Alice Nobre. agradeceu à Marilene Cândida de Souza pela recepção e acolhida dos moradores. Na oportunidade, os vizinhos relataram que a produção de açaí, castanha e cupuaçu são as principais fontes de renda, mas o comércio menor é o que prevalece no município.

Amigos_Solidarios_BDF_Novo_Airao_02Falta escola, transporte e segurança

Maria Julia de Souza, 63, é moradora há 11 anos e denunciou a falta de escola e de transporte “as crianças tem de andar muito para chegar à escola e agora acontece muito roubo de celular e nas casas nos últimos tempos, o emprego que é bom aqui não conhecemos e quando há um emprego não tem pagamento, por isso todos preferem vender alguma coisa, eu vendo espeto todos os dias”.

Amigos_Solidarios_BDF_Novo_Airao_04A moradora relatou ainda que os jovens não fazem nada. “Não tem áreas de lazer ou de esporte. Inventaram uma praça em frente à igreja que começaram a construir, mas não acabaram e ficou assim”, frisou.

Amigos_Solidarios_BDF_Novo_Airao_06A Técnica em Enfermagem, Leocádia Guedes, alertou para as mulheres da importância de realizar preventivo e explicou que trata se de um exame que previne o câncer de colo uterino e de doenças sexualmente transmissíveis. O mesmo deve ser realizado periodicamente e em mulheres acima dos 25 anos./// (Texto e Fotos: Mercedes Guzmán)

Roberto Brasil