Amigos Solidários homenageia as mães do município de Urucurituba

By -

P1040823

Da Redação – O Projeto Amigos Solidários esteve na sexta feira (08) realizando uma ação social, em homenagem as mães do município de Urucurituba, junto à Secretária Municipal de Assistência Social, no Centro de Referência do Idoso, na avenida Arco Iris, centro (Itacoatiara). Durante a homenagem foram programadas palestras, serviços de massoterapia, embelezamento, além de um roteiro cultural, dentre outras atividades onde participaram mais de 200 pessoas.

amigos

A Coordenadora do Projeto Amigos Solidários, Rosa Nobre agradeceu o apoio de Marta Elena Pinto Menezes e Marcilene Santos, da Prefeitura de Urucurituba, na realização da ação social. Destacou o trabalho da Professora Leo da empresa Marikey, a palestra sobre a Lei Maria da Penha, a apresentação do grupo de capoeira Resgate e das mulheres que participaram com entusiasmo no desfile, onde foi eleita a mãe do ano, muitas receberam brindes da empresa Racco.

A Secretaria Municipal de Assistência Social, Rita Rocha da Silva informou que o trabalho é realizado com crianças (06 anos), jovens (17 anos) e pessoas da terceira idade. “As crianças apresentam problemas na família, geralmente são casos de violência, drogas, abuso e abandono e tentamos resgatar e reintegra-las às famílias”

amigod3

Os jovens apresentam problemas por conta da taxa de desistência nas escolas, muitas vezes devido à mudanças dentro da família ou ao traslado para outros lugares, à procura de melhores condições, casos de uso de entorpecentes e violência têm aumentado no município, salientou a Secretária.

“Os idosos atendidos apresentam-se em estado de vulnerabilidade com problemas de saúde, recebem alimentação, programas para o exercício físico (danças, caminhadas, passeios e outros), alguns casos são de abandono e outros são à consequência dos benefícios monetários terem sido tirados pelos próprios familiares, também há casos de maltratos na família”.

Recursos destinados para a educação

Embora muitos sentissem a falta da tradicional festa do cacau, realizada nestes dias em Urucurituba, a representante da Prefeitura, Martha Elena Pinto Menezes informou que a mesma irá acontecer em julho deste ano e que os recursos deram prioridade para a educação.

cabeleireiro Diango Pereira

cabeleireiro Diango Pereira

A responsável pelo monitoramento de estudos e casos no Fórum de Justiça, na Delegacia, no Conselho Tutelar e na Equipe voluntaria do CRAS informou que a delegacia apresentou aumento no registro de casos de roubos e furtos. A prevenção é realizada nas escolas, em parceria com o CETAM.

Elena Pinto destacou o Projeto Urucurituba Cidadã (07 a 17 anos) a ser implantado no mês de julho deste ano, por meio da musica, esporte, lazer e artesanato, ele pretende ser uma alternativa. São mais de 700 jovens (centro e Vila de Itapeaçu) a serem beneficiados. (Mercedes Guzmán)

Mario Dantas