Amazonas terá representantes nos Jogos Escolares Sul Americanos da Juventude

By -

jogos-escolares-sul-americanos-1Os Jogos Escolares da Juventude 2015, realizado em Fortaleza, no Ceará, reservou um gostinho saboroso para três atletas do judô amazonense. Isto porque, após a excelente atuação na principal competição escolar do país, Felipe Filho (Centro Educacional Lato Sensu), Davi Moreira (Escola Estadual Balbina Mestrinho) e Heloysa Oliveira (Colégio Dom Bosco), encerram a etapa individual da competição convocados para compor a seleção brasileira da modalidade que disputa em dezembro os Jogos Escolares Sul-Americanos com local ainda não definido.

Comandante da equipe durante o torneio interescolar, o treinador Ronald Cardoso também integrará o time de técnicos no sul-americano. E segundo ele, o feito serve para motivar os novos atletas e reciclar o judô brasileiro para o futuro.

jogos-escolares-sul-americanos-2“Quando chegamos aqui (em Fortaleza), tivemos uma reunião com a organização da competição onde foi definido que haveria essa convocação, que vem para motivar os jovens praticantes a continuar no esporte, mesmo depois de formado na escola. E esta convocação é sem dúvida uma iniciativa que irá motivar ainda mais esses jovens judocas”, disse Ronald.

O trio amazonense brilhou na competição após conquistar o ouro na categoria 64kg com Davi Oliveira, que venceu todas as cinco lutas por ippon e teve uma atuação impecável durante a competição. De quebra, Felipe Filho conquistou a medalha de prata na categoria 53kg ao perder a final para o dono da casa. Já Heloysa, acabou convocada por merecimento.

Segundo o treinador, todos os judocas convocados possuem totais condições de ter boas atuações na competição.

jogos-escolares-sul-americanos-3“São atletas que tem níveis diferentes. O Davi conseguiu o que tanto queria, que era a medalha de ouro e ainda mostrou um bom nível. O Felipe vinha treinando muito. Em 2013 ele conquistou o bronze. Em 2014 ele caiu nas quartas. E agora, a prata. Ele tem futuro. Já a Heloysa, era para ter vencido. Eu achei a arbitragem da luta dela duvidosa. Mas não vamos entrar neste mérito. Agora é treinar, agarrar a oportunidade e tentar representar bem o país e o Estado na competição”, falou.

Os Jogos Escolares da Juventude é uma competição organizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e tem como parceiros a Coca Cola e as organizações Globo. A prefeitura de Fortaleza e o Governo do Ceará atuam como parceiros do evento.

Roberto Brasil