Amazonas terá representantes no evento-teste da ginástica dos Jogos Olímpicos Rio 2016

By -
Artemis Soares

Artemis Soares

O esporte amazonense será representado no evento-teste da ginástica dos Jogos Olímpicos 2016, no período de 16 a 22 de abril, na Arena Olímpica do Rio de Janeiro. A presidente da Federação Amazonense de Ginástica (FAG), professora Artemis Soares, será a oficial do Estado na competição que reunirá 331 atletas de 62 países.

GINÁSTICA - Presidente da FAG Artemis Soares no evento-teste dos Jogos Rio 2016 - Divulgação 2

A dirigente máxima da ginástica no Amazonas embarca para o Rio de Janeiro neste sábado, 2 de abril. Além da presidente, a FAG terá outra representante no evento-teste, a voluntária Bonine John, que atualmente faz parte da equipe Cecam e do Centro de Excelência Caixa Jovem Promessa de Ginástica. Bonine viaja ao Rio de Janeiro no dia 16.

GINÁSTICA - Presidente da FAG Artemis Soares no evento-teste dos Jogos Rio 2016 - Divulgação 1

“Participar de uma Olimpíada é algo marcante e, em nosso País, é uma oportunidade única. É mesmo um privilégio, seja como voluntária ou dirigente. Para mim, que tenho a ginástica no meu DNA, que participei da introdução da modalidade  no Amazonas, é uma grande recompensa”, afirma Artemis Soares.

Sobre o evento

GINÁSTICA - Presidente da Federação Artemis Soares - Arquivo da FAG - Crédito de Frank Cunha

O Aquece Rio é o programa de eventos-teste dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. No total são 45 disputas esportivas, que acontecem majoritariamente nas mesmas instalações dos Jogos, com o objetivo de testar todas as operações que envolvem as competições.

Todos os eventos-teste envolvem o Comitê Rio 2016, que terá a oportunidade de testar as operações específicas nas 15 competições organizadas pelas federações internacionais ou nacionais do esporte, onde o foco estará concentrado na área de competição, incluído os sistemas de resultado dos Jogos. No total, serão 25 eventos organizados integralmente pelo Comitê Rio 2016, onde diversos outros aspectos também serão testados de maneira alternada, como segurança, limpeza, transporte etc. Além disso, mais cinco eventos esportivos sob comando compartilhado entre as federações internacionais e o Comitê Rio 2016 pretendem simular situações reais dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

Os eventos-teste são também uma chance para os atletas conhecerem e se familiarizarem com os locais de competição e, em alguns casos, uma oportunidade para o público participar e se engajar com o evento. Ao todo, os eventos-teste reunirão cerca de 7 mil atletas – muitos dos quais virão pela primeira vez à cidade – e 12 mil voluntários.

Você sabia?

A ginástica está presente nos Jogos desde a Antiguidade, quando as provas incluíam lutas e até duelos com touros. Os homens disputavam nus e as mulheres eram proibidas de competir e assistir.

Antes de virar um esporte em si, os trampolins eram utilizados no treinamento de astronautas e na preparação de atletas para outras modalidades.

Clube da Luluzinha

A ginástica rítmica, assim como o nado sincronizado, é disputada nos Jogos somente por mulheres, desde sua estreia olímpica.

 

Mario Dantas