Amazonas sedia Fórum Nacional de Ouvidores nesta quarta-feira

By -

Aloízio Paes

O Amazonas sediará nesta quarta-feira (15), a 1ª Reunião Ordinária 2017 e o Fórum Nacional de Ouvidores de Polícia (FNOP), que tem como objetivo discutir a função das ouvidorias em todo País. Como órgão integrante do Sistema de Segurança Pública do Amazonas, a Ouvidoria-Geral, dirigida pelo ouvidor Aloizio Paes, irá mostrar a atuação no Estado.

Estão sendo esperados para o Fórum cerca de 20 ouvidores de todo o Brasil. A Ouvidoria-Geral de Segurança atua recebendo as demandas da sociedade em geral na área e também presta assistência para acesso da população aos órgãos de Segurança Pública.

A solenidade de abertura e os encontros acontecerá no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), na avenida André Araújo e contará com as presenças da secretária Especial de Direitos Humanos, Flávia Cristina Piovesan, e a chefe do Departamento Nacional de Ouvidoria, Irina Bacci.

O ouvidor-geral do Sistema de Segurança pública, Aloízio Paes, destaca a importância do Encontro de Ouvidores para o Estado. “O Amazonas foi escolhido desde o ano passado para sediar esse evento, pelo interesse dos outros estados no modelo de Ouvidoria integrada ao Sistema de Segurança”, disse.

Dentre os assuntos que serão abordados durante a reunião, estão: o Planejamento Estratégico das ouvidorias para o biênio (2017-2019), criação de um sistema próprio e integrado para às ouvidorias de polícia em todo o Brasil, Violências, Presídios e outros temas de interesse social.

Ainda de acordo com Paes, o papel do ouvidor vai muito além de assuntos da segurança. “Atendemos ainda questões de cunho social na Ouvidoria, como a emissão de cédulas de identificação na residência, por meio de convênio com a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEPED), além de pesquisa de satisfação sobre o Sistema de Segurança Pública

O evento encerrará na quinta-feira (16), dia que se comemora o “Dia Nacional do Ouvidor”, com entrega de Certificados aos ouvidores que participarão do Encontro.

Roberto Brasil