Amazonas Saúde Itinerante realizou 52 cirurgias no município de Itacoatiara

By -

IMG-20160119-WA0017

Cinquenta e duas cirurgias foram realizadas neste final de semana, no Hospital José Mendes, em Itacoatiara, como parte das ações do Programa Amazonas Saúde Itinerante, da Secretaria Estadual de Saúde (Susam). Realizada entre os dias 15 e 17, a jornada de atendimento incluiu cirurgias gerais e ginecológicas, segundo informou o secretário estadual de Saúde, Pedro Elias de Souza. Os próximos municípios a receber as ações do programa serão Iranduba e Manacapuru. Cada um deles beneficiado com três dias de consultas médicas na especialidade de oftalmologia.

“Também estamos organizando um cronograma para levar aos municípios de Apui, Anori, Anamã e Beruri as primeiras jornadas do ano de cirurgias de catarata, outra importante ação executada no âmbito do Saúde Itinerante”, destacou Pedro Elias. Em breve, as datas destas ações serão divulgadas pela Susam.

Criado pelo Governo do Estado para facilitar o acesso dos moradores do interior a serviços de diagnósticos e tratamentos que eram oferecidos somente na capital, o Amazonas Saúde Itinerante fechou o ano de 2015, com um total de 102 ações, executadas em 55 municípios. “Totalizamos 38.632 atendimentos, o que dá uma média de 3.220 por mês”, destacou Pedro Elias.

Entre os atendimentos, estão incluídas 19.717 consultas oftalmológicas; a dispensão de 11.691 óculos; 1.390 cirurgias de catarata; 1.437 cirurgias gerais; 4312 consultas médicas especializadas e 161 cirurgias de lábio leporino.

 

Mario Dantas