Amazonas Saúde Itinerante realiza cirurgias gerais em Parintins e Codajás

By -
O programa vai estar em Codajás, Humaitá, Lábrea e Parintins

O programa vai estar em Codajás, Humaitá, Lábrea e Parintins

O programa Amazonas Saúde Itinerante, da Secretaria Estadual de Saúde (Susam), vai oferecer consultas e cirurgias em quatro municípios do interior do Amazonas, neste mês de dezembro, já iniciando a partir desta sexta-feira (11). O secretário estadual de Saúde, Pedro Elias de Souza, informa que o programa vai estar em Codajás, Humaitá, Lábrea e Parintins.

Nesta sexta-feira (11), sábado (12) e domingo (13), o programa estará em Codajás, com cirurgias gerais e ginecológicas, além de consultas com ginecologista. No local, a Susam estará com uma equipe formada por dois cirurgiões gerais, um gineco obstetra e dois anestesistas.

As cirurgias de catarata também estarão inclusas na ação deste mês. Os procedimentos serão realizados nos municípios de Humaitá, de 14 a 17 de dezembro, e Lábrea, de 18 a 20.

Em Parintins, onde a equipe da Susam permanecerá de 18 a 20 deste mês, a expectativa é que 130 pacientes passem pela triagem do programa. Nesses três dias, serão realizadas 80 cirurgias gerais.

O Programa Amazonas Saúde Itinerante é realizado pelo Governo do Estado, em parceria com o Ministério da Saúde. No Amazonas, já passou por 50 municípios com 85 ações, em 2015. O programa facilita o acesso da população do interior a consultas e procedimentos especializados. De acordo com a coordenação, 2.935 pacientes foram atendidos, até outubro deste ano.

Roberto Brasil