Amazonas Saúde Itinerante leva jornada de cirurgias de lábio leporino à Parintins

By -

labio-leporino-mutirao-parintinsO programa Amazonas Saúde Itinerante, do Governo do Estado, realizada a partir desta segunda-feira (14), no município de Parintins, mais uma jornada de cirurgias reparadoras de lábio leporino. A ação, que tem a parceria da organização não governamental Smile Train, Igreja Presbiteriana de Manaus e Prefeitura do município, se estenderá por toda a semana e, nesta edição, também contará com o apoio da organização não governamental Amazon Outreach e da Igreja Batista de Parintins. De acordo com o secretário estadual de Saúde, Pedro Elias de Souza, 60 pacientes devem passar pelas consultas de triagem que apontarão os casos possíveis de passar pela cirurgia reparadora durante a ação. Todo o atendimento será realizado no Hospital Jofre Cohen, envolvendo o trabalho de 15 profissionais (entre cirurgiões, anestesistas, enfermeiros e técnicos de enfermagem, instrumentadores, fonoaudiólogo e psicólogo).

Esta é a quinta jornada de cirurgias reparadoras de lábio leporino realizada neste ano por meio da parceria entre a Secretaria Estadual de Saúde (Susam), a Smile Train e a Igreja Presbiteriana de Manaus. Estas ações, de acordo com o secretário Pedro Elias, já permitiram a realização, somente neste ano, de mais de 150 cirurgias reparadoras em pacientes com esta alteração congênita. “A parceria institucional tem sido importante para ampliar o alcance da ação. Normalmente, temos atendido pacientes do município que sedia a jornada de cirurgias e de cidades do entorno. As igrejas e ONGs, além de reforçarem as equipes profissionais, auxiliam com o transporte de pacientes entre suas localidades de origem e o município. Nesta ação de Parintins, por exemplo, teremos também pacientes de Nhamundá”, destacou Pedro Elias.

Coordenador, pela Susam, das jornadas de cirurgias de lábio leporino, o cirurgião bucomaxilo Joaquim Alves explica que, na jornada que começa nesta segunda-feira em Parintins haverá a participação de cinco enfermeiros voluntários da Amazon Outreach e de dois convidados da Associação Brasiliense de Apoio aos Fissurados. “Será uma jornada muito produtiva, teremos duas salas de cirurgias funcionando porque estamos com dois anestesistas, dois cirurgiões bucomaxilo e dois cirurgiões plásticos”, ressaltou Joaquim.

Além do atendimento médico, durante a jornada haverá também ações de treinamento em serviço. “Vamos aproveitar para capacitar instrumentadores e fonoaudiólogos locais e também estaremos realizando um curso rápido para enfermeiros, sobre o manejo de enfermagem com paciente fissurado”, conta Joaquim. Estes treinamentos são importantes para a continuidade do acompanhamento dos pacientes que passam por cirurgia durante a jornada de atendimento.

Neste ano, o Amazonas Saúde Itinerante já levou as jornadas de cirurgias reparadoras de lábio leporino a Eirunepé, Tefé (com duas jornadas) e Tabatinga. “Os próximos retornos estão previstos para Eirunepé e Tabatinga, onde ocorrerão novas cirurgias e faremos as consultas de acompanhamento de alguns pacientes já operados”, destacou o cirurgião da Susam.

Roberto Brasil