Amazonas e Suriname iniciam tratativas sobre comércio, intercâmbio de estudantes e voos comerciais

By -

josemelo-amazonas-suriname1Na última agenda da comitiva do Suriname em Manaus, o vice-presidente Robert Ameeralli participou de um almoço de negócios com o governador do Amazonas, José Melo, na sede da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), nesta quarta-feira (17). Após o almoço, ficou acertado o início de discussões detalhadas sobre acordos de cooperação técnica para que produtos da Zona Franca de Manaus possam chegar até o mercado caribenho através do Suriname; a parceria para intercâmbio de estudantes e a interligação por meio de voo comercial entre Manaus e Paramaribo, capital do país. 

De acordo com José Melo, o governo surinamês veio discutir o estreitamento das relações uma vez que Manaus está a apenas uma hora e quarenta minutos de Paramaribo. “A comitiva veio trazer a oportunidade de o Suriname ser a porta de entrada dos produtos da Zona Franca de Manaus para o Caribe e, entre outros assuntos, estabelecer também uma relação científica com a nossa Universidade Estadual. Ficou acertado que agora nossos técnicos vão se reunir em torno de uma proposta que será submetida a mim e ao vice-presidente”, declarou o governador.

josemelo-amazonas-suriname2Também participaram do encontro o embaixador do Suriname no Brasil, Marlon Mohamed Hoesim, e uma equipe de técnicos e assessores. O secretário de Estado de Planejamento, Airton Claudino, integrou a equipe pelo Governo do Amazonas. “Estamos abrindo a agenda com o Suriname e a partir de agora, conforme determinação do governador, teremos reuniões técnicas para criarmos sinergia entre as duas Áreas de Livre Comércio, a do Brasil e a do Suriname”, esclareceu o secretário de Planejamento.

Segundo Claudino, as relações com o país sulamericano também passarão pelas áreas de turismo e cultura, aproveitando as relações entre instituições de ensino e a interligação direta por via aérea. Para ele, a alternativa de se chegar ao Caribe por este país é interessante para o Amazonas.

A comitiva surinamesa está em Manaus desde a última segunda-feira e encerrou hoje (17/9) a agenda de reuniões na cidade. Ontem, o grupo participou de um workshop na Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), onde conheceram um pouco mais sobre o Polo Industrial de Manaus e seu potencial econômico, possibilidades de investimentos e cooperação bilateral com o Amazonas.​

Roberto Brasil