Amazonas é representado por 150 competidores nos Jogos Escolares da Juventude, na Paraíba

By -
FOTO:ANTONIO LIMA

FOTOS: ANTONIO LIMA

Os alunos-atletas do atletismo e da natação do Amazonas que vão disputar os Jogos Escolares da Juventude (JEJ) começaram a embarcar nesta quarta-feira, dia 9, para João Pessoa, na Paraíba, para a principal competição juvenil do Brasil, que ocorre de 10 a 19 de novembro.Do Amazonas, mais de 150 competidores estarão representando o Estado na disputa que reúne atletas de 15 a 17 anos, sendo alunos de escolas privadas e instituições públicas da capital e do interior. Para a temporada, os estudantes-atletas contam com o apoio do Governo do Amazonas, via Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) e Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

Atletas do judô, ginástica, luta olímpica, xadrez, ciclismo, vôlei de praia já estão na Paraíba. Ao todo, 22 representantes do atletismo buscam o ouro na competição. É o caso do aluno da escola Estadual Professora Maria Belém, de Barreirinha (distante a 331 quilômetros em linha reta de Manaus), Arielson Oliveira, 16, que busca repetir a medalha dourada conquistada em 2015 no lançamento de dardo.

“Pelo que eu treinei dá para repetir a medalha. Treinei bastante em Barreirinha e treinei dois dias aqui em Manaus. Espero conquistar o melhor resultado é representar muito bem o meu Estado”, afirmou Arielson, que também vai tentar medalhar no lançamento de disco.

Em busca de melhorar o desempenho de 2014 quando conquistou o quinto lugar nos 800 metros, o itacoatiarense, Juvaldir Silva, 16 anos, tem a intenção de subir ao pódio. Aluno de informática do Instituto Federal de Educação do Amazonas (Ifam), o meio-fundista treinou intensamente na cidade da “pedra pintada” e aproveitou para melhorar o desempenho na pista de atletismo da Vila Olímpica.

“É a minha segunda competição. Em 2014 fiquei em quinto lugar, ano passado estava machucado e não fui. Esse ano quero estar no pódio. O treinador disse que se eu correr um pouco melhor dá para pegar um bronze. Treinei também aqui na pista (de atletismo) da Vila e estou pronto”, disse o itacoatiarense.

jej-2016-2Natação – Com seis atletas dos 12 nadadores que vão para o JEJ, o colégio La Salle é a esperança de conquistas para o Amazonas. Um dos nomes fortes que embarcam nesta quarta-feira, 9, é o de Kaio Araujo. Com 16 anos, o nadador dos 50, 100 metros livre e 50 metros costas possui recordes no Campeonato Amazonense e é dono do bicampeonato da Copa Norte nos 50 metros livre.

“É uma disputa bastante difícil. Fui em 2014 e fiquei em oitavo, ano passado não fui por causa do PSC (Processo Seletivo Contínuo – UFAM) que coincidiu com as competições. Espero melhorar meu resultado e conquistar o pódio”, declarou o atleta.

Roberto Brasil