“AM-364 é a estrada do futuro para o turismo do Estado”, diz Francisco Souza

By -

Dep. Francisco Souza

Até bem pouco tempo atrás os moradores de Manicoré, no extremo sul do Amazonas, acreditavam que a única estrada que ligava a sede do município a capital e à BR-319, que leva à Porto Velho/RO, era a rodovia BR-174. A boa notícia, dada à população neste final de semana, após visita do deputado estadual Francisco Souza (PTN) à cidade, é que a estrada passou a ser propriedade do Estado recentemente depois da edição da Medida Provisória 082, pelo Governo Federal.

“Isso significa dizer que, pertencendo ao Estado, as chances de que essa estrada receba infraestrutura e consequentemente se torne trafegável são maiores. Ou seja: é bem mais fácil o diálogo com o Governo do Amazonas de que com a União”, ponderou Souza.

Ao ser informado pelo parlamentar do PTN sobre a nova AM, o prefeito do município, Sabá Medeiros (PSD), declarou que ao investir na estruturação da estrada, o Governo do Estado estará impulsionando as fontes econômicas do Madeira criando, assim, uma força viável de captação de recursos e escoamento de produção. “Recebo essa notícia com entusiasmo, pois vejo nessa informação a possibilidade de um futuro mais promissor para Manicoré e toda a região”, pontuou.

Essa declaração aconteceu durante uma exposição de painéis da prefeitura local ao deputado Souza sobre as potencialidades turísticas e culturais de Manicoré.

Na mesma esteira, as lideranças comunitárias que integram o distrito de Democracia e Jatuarana, cerca de 1 hora de lancha da sede do município, também demonstraram otimismo com a boa nova trazida pelo deputado Francisco Souza. O líder comunitário Márcio Leno vê, na AM-364, “o escape de uma vida segregada dos principais recursos e aparelhos de “fortalecimento e avanços econômicos e sociais que qualquer cidadão tem o direito de usufruir”.

Acompanhado pelos secretários de Turismo, Madalena Nascimento e Promoção Social, Joaquim Ribeiro, o deputado Francisco Souza percorreu alguns quilômetros da AM-364 onde pôde elaborar uma breve relatório que deverá ser entregue, ainda esta semana, ao governador David Almeida (PSD) para análises e providências.

Turismo 

A visita técnica realizada por Francisco Souza e equipe teve como finalidade o levantamento de questões relacionadas aos turismo e seus desdobramentos para a realização de uma Audiência Pública na primeira quinzena de agosto. “As potencialidades turísticas de Manicoré e qualquer outra fonte ligada ao desenvolvimento desse segmento (estradas, rede hoteleira, sustentabilidade e aporte financeiro) deverão ser discutidas e analisadas entre sociedade, autoridades e técnicos da Comissão de Turismo e Empreendorismo da Assembleia Legislativa do Amazonas (Ctur/Aleam), da qual sou presidente”, justificou o deputado Souza.

Roberto Brasil