Álvaro Campelo visita projeto de apoio à ex-detentas

By -

O vereador Álvaro Campelo (PP) cumpriu extensa agenda de final de semana, visitando lideranças comunitárias em vários bairros da capital. No bairro Jorge Teixeira, quarta etapa, o vereador foi recebido por coordenadoras do projeto Filhas de Sião, organização que dá apoio a mulheres egressas do sistema prisional e atua também na prevenção quanto à delinquência junto às jovens do bairro e adjacências.

O projeto oferece cursos de artesanato, corte e costura e produção de lanches para venda em via pública.

Segundo a presidente do grupo, Martha Botelho, o trabalho realizado atualmente “é uma maneira de proporcionar ocupação e renda para aquelas mulheres que, ao deixar o sistema prisional, se veem desorientadas quando não possuem alguém ou uma entidade que as orienta na retomada do espaço junto à sociedade”.

Martha falou de sua experiência de vida, das dificulddes que enfrentou durante o período em que esteve sob a custódia da Justiça e, principalmente, a partir do momento em que saiu. Disse da luta para se reintegrar em uma sociedade que discrimina a todo momento uma ex-presidiária, tendo passado por situações de constrangimento diante de várias pessoas ao ser vítima de alguém de uma empresa onde já estava prestando serviços, que questionou sua situação em público, fazendo com que desistisse de continuar no local de trabalho depois disso.

“Foi a partir daí que decidi, com fé em Deus, que mudaria minha vida e a de muitas outras pessoas, através de um trabalho comunitário que, com apoio de outras pessoas, poderá nos proporcionar vida digna após pagar nossa dívida com a sociedade, como foi meu caso”, acrescentou.

Após o encontro, Álvaro Campelo se disse impressionado com os relatos que ouviu, principalmente quanto ao trabalho de recuperação, reintegração e qualificação de ex-detentas, para cujo projeto pretende dar atenção através de seu gabinete, viabilizando a realização de cursos profissionalizantes, assistência jurídica e assessoria técnica para registro da entidade.

Roberto Brasil