Álvaro Campelo quer melhoria no atendimento para autistas

By -

Foto: Roberval Rocha

A Frente Parlamentar em Defesa dos Autistas (FPDA) da Câmara Municipal de Manaus, presidida pelo vereador Álvaro Campelo (PP) realizou nesta quinta-feira (22), mais uma reunião ordinária, cuja pauta tratou do envolvimento do município no atendimento aos deficientes.

As representantes da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) traçaram um panorama do atual processo de atendimento aos deficientes em Manaus, relatando avanços e necessidades que persistem como maior aporte financeiro, contratação de pessoal especializado e ampliação de locais na rede de atendimento na capital e interior. As dificuldades na liberação de recursos federais, agravadas pela crise econômica, e a participação da Prefeitura com o desembolso da maior parcela nos gastos com o setor são os maiores entraves para que o programa de atenção aos deficientes como um todo seja expandido em curto prazo.

A complexidade de um eventual processo de inclusão do Espaço de Atendimento Multidisciplinar ao Autista Amigo Ruy (Eamaar) na rede de apoio federal e municipal começou a ser tratada no grupo. Como o mesmo objetivo o vereador Álvaro Campelo encaminhará oficio ao prefeito, através da Casa Civil, visando encontrar mecanismos que permitam o apoio à entidade.

Os temas voltarão a ser discutidos na próxima reunião da Frente Parlamentar da CMM, marcada para o dia três de maio. Participaram da reunião o Centro de Especialidades Odontológicas da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), representado pela gerente Brigitte Nichthauser; a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Amazonas (OAB-AM), através das advogadas Denise Junqueira e Maysa Chicre; e representantes da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Efthimia Simoes e Vivian Marangoni e Angela Maria Nunes, do Departamento de Redes de Atenção e Gerência da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência.

Roberto Brasil