Álvaro Campelo faz visita ao “Amigo Ruy”

By -

O presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Autista da Câmara de Vereadores de Manaus, vereador Álvaro Campelo (PP), realizou hoje uma visita técnica ao Espaço de Atendimento Multidisciplinar do Autista Amigo Ruy – EAMAAR, entidade administrada pela Prefeitura Municipal no bairro Alvorada I, que faz o atendimento indireto a mais de dois mil autistas, crianças com idade entre dois a 14 anos.

No EAMAAR o parlamentar foi recebido por especialistas que prestam atendimento em várias áreas de acompanhamento aos autistas. Médicos e outros especialistas explicaram detalhadamente os procedimentos, e diretora Ieda Rodrigues mostrou todas as dependências do prédio, onde continuam sendo prestados diariamente os serviços de atendimento médico, enquanto as demais atividades estão suspensas, em período de recesso, devendo serem retomadas no próximo mês de fevereiro.

Durante a visita, Álvaro Campelo observou que a sede da EAMAAR tem espaço suficiente para ser ampliada e poder atender a uma das necessidades que já se fazem sentir no local, que é a continuidade de atendimento mais específico para os jovens e até adultos autistas,  que hoje não é possível fazer também por falta de pessoal. Assim é que o parlamentar anunciou que irá até às autoridades do município para reivindicar aumentar a abrangência do projeto, por entender ser inevitável que todos somem esforços na continuidade da obra ora executada no EAMAAR.

Os especialistas justificam que a interrupção no acompanhamento dos autistas pode ser desastrosa para cada um deles, fazendo com que percam muito do aproveitamento que tem sido feito até agora através da institição municipal.

O vereador também se disse indignado ao saber que escolas estariam exigindo a apresentação de laudos médicos para proceder a matrícula de crianças com autismo e se negando a matricular em caso de não apresentação deste documento. “Vamos combater esse tipo de prática ilegal. A inclusão sem laudo é prevista na Nota Técnica de nº. 4/2014 do Ministério da Educação, em defesa do direito dos autistas”, afimou o parlamentar.

Durante a visita o vereador Álvaro Campelo esteve acompanhado do presidente da instituição Superando Limites, Clori Pistore e de Suelen Souza, mãe de uma criança autista.

Roberto Brasil