Alunos têm contato com animais e répteis no encerramento de programa de educação ambiental

By -

pmam-programa-vitoria-regia-01Os alunos do 4º ano da Escola Municipal Terezinha Costa, na comunidade São Pedro, Tarumã, zona Oeste, vivenciaram uma experiência diferente na semana que passou, quando o uma equipe do Núcleo de Educação Ambiental da Polícia Militar fez o encerramento das atividades do programa Vitória Régia, que durante três semanas realizou ações de educação ambiental na unidade de ensino. O aprendizado, com o tema Animais da Amazônia, proporcionou aos estudantes contato direto com animais e répteis da floresta como aranha, escorpião e cobra.

pmam-programa-vitoria-regia-02Uma mistura de medo e curiosidade dividiu as crianças. Alguns queriam tocar, outros literalmente sair correndo. O pequeno Alexandre dos Santos, 10, foi um dos mais corajosos. Ele tocou em todos os bichos e disse que aprendeu a gostar de animais no sítio do seu avô. “Aprendi como as cobras e aranhas se camuflam. A cobra é muito macia e gelada. Não tenho medo porque meu avô ficava na mata e pegava esses bichos”, lembrou.

pmam-programa-vitoria-regia-03Já a estudante Aline Vitória Maia, depois de muita insistência dos colegas, venceu o medo e colocou uma aranha caranguejeira nas mãos. Ela explicou que todos os bichos da floresta são importantes, até aqueles que são venenosos. “Aprendi que precisamos dos animais e temos que preservá-los. Eu peguei uma aranha caranguejeira. Ela é macia e um pouco gelada”, detalhou. 

O projeto 

Durante três semanas, uma equipe de Educação Ambiental da Polícia Militar trabalhou o tema com 150 alunos do 4º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Terezinha Costa. Durante as aulas, os estudantes aprenderam sobre limpeza dos rios, queimadas, desmatamento e também sobre reciclagem. Dentro das atividades, foi proposta uma campanha ecológica, onde os estudantes foram desafiados a arrecadar garrafas PETs e latas de alumínio.

pmam-programa-vitoria-regia-04No total foram recolhidas 7.448 unidades de resíduos. Desse montante, 3.095 foram levados pelos alunos do 4º ano A, que receberam como prêmio um passeio ecológico e na próxima terça-feira, 13, visitarão o Centro de Instrução de Guerra na Selva (Cigs).

De acordo com o coordenador do núcleo de Educação Ambiental da PM, tenente Alan Patrick, o programa Vitória Régia existe desde 2008 e tem o intuito de formar protetores ambientais mirins, ao ensinar noções de preservação do meio ambiente às crianças.

pmam-programa-vitoria-regia-05“É um programa de educação ambiental, que visa levar educação ambiental às escolas. Trabalhamos a consciência ambiental com crianças de 7 a 12 anos, para que elas consigam, desde cedo, aprender e ter essa consciência, desenvolvendo uma postura ecologicamente correta. O material todo recolhido é todo destinado à reciclagem”, afirmou.

Para gestora da escola, Socorro Medeiros, a parceria com a polícia foi proveitosa e conseguiu chamar a atenção dos estudantes para a preservação ambiental. “Só o 4º ano participou, mas toda a escola ajudou a recolher dos resíduos. Foram 7 mil PETs a menos nos igarapés de Manaus. Agora eles têm consciência que devemos tirar esse lixo do meio ambiente, porque senão o futuro deles vai estar comprometido”, alertou.

Roberto Brasil