Alunos soldados da Polícia Militar encerram estágio de adaptação

By -
"O Estágio de Adaptação à Vida Policial Militar visa internalizar a transição da vida civil à vida militar", destacou o diretor

“O Estágio de Adaptação à Vida Policial Militar visa internalizar a transição da vida civil à vida militar”, destacou o diretor

O Instituto Integrado de Ensino de Segurança Pública (Iesp), vinculado à Secretaria de Segurança Pública do Estado do Amazonas (SSP-AM), finalizou, no último sábado (23) o Estágio de Adaptação à Vida Policial Militar de 66 alunos soldados da turma 2015, que estão em processo de formação no órgão.

 
De acordo com o diretor do Campus de Ensino III do Iesp, coronel Azamor dos Santos Filho, o grande diferencial desse estágio foi o regime de Quarentena, utilizado pela primeira vez na formação, iniciada em abril. Os alunos são remanescentes do último concurso feito pela PM. “Pela primeira vez, os alunos passaram os primeiros 40 dias do curso de formação em regime de internato. O Estágio de Adaptação à Vida Policial Militar visa internalizar a transição da vida civil à vida militar”, destacou o diretor.
Ele ressalta que os alunos soldados receberam durante esse período várias instruções teóricas e práticas, e no sábado, 23, foi o encerramento desse período, tendo como principal instrução a “Marcha Administrativa”. “O objetivo é simular ações vivenciadas pelos policiais militares em área urbana e selva, vivenciando seus complicadores, como o clima quente e úmido em terreno acidentado, bem como fortalecer o espírito de camaradagem entre os alunos”, disse. 
 
Na madrugada de sábado, 23, os alunos fizeram a concentração, às 4h deram início à Marcha de 12 km, finalizando o percurso às 7h30, os alunos soldados foram recebidos com um café da manhã por seus familiares, onde foi feita a entrega do fardamento aos alunos soldados simbolizando o término do Estágio .
 
alunos-pm-01A partir do dia 25 de maio, a turma continua o curso de formação, sendo que agora não mais no sistema de internato, com previsão de término no mês de outubro de 2015.
Para o diretor do Campus de Ensino III do Iesp, coronel Azamor dos Santos Filho, a determinação dos alunos-soldados e o apoio da família são o diferencial para a qualidade do serviço que eles prestarão à comunidade. “Neste primeiro contato com as atividades policiais militares, os alunos aprenderam a doutrina de emprego da Polícia Militar, a prática da Ordem Unida, os princípios norteadores da deontologia policial, as relações interpessoais, a educação física militar e outros temas”, ressaltou o diretor.  

Roberto Brasil