Alunos do Projovem Urbano promovem workshop de qualificação profissional

By -

projovem-workshop 02Cerca de 500 alunos do programa “Projovem Urbano”, da rede municipal de ensino, realizaram um workshop de qualificação profissional, onde foram apresentados os trabalhos desenvolvidos ao longo do último ano, além de debates sobre as formas de atuação e qualificação profissional, dentro dos padrões exigidos pelo mercado de trabalho.

O evento ocorreu na noite da última quinta-feira, 16, no auditório da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), localizado na avenida Maceió, zona Centro-Sul de Manaus. Foram apresentados trabalhos de capacitação na área de alimentação, um dos setores trabalhados dentro do programa.

projovem-workshop 01Os alunos debateram as experiências adquiridas com o estudo e pesquisas no seguimento, como as funções do cozinheiro auxiliar, chapista, repositor de mercadorias e vendedor ambulante. De acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e apresentada durante o workshop, essas são as profissões que mais têm ofertado vagas de emprego no país.

projovem-workshop 04A secretária Municipal de Educação (Semed), Kátia Schweickardt, destacou a importância do Projovem. Ela lembrou, ainda, que a reinserção educacional desses jovens e o ingresso deles no mercado de trabalho também representa um impacto econômico positivo, já que reduz os índices de desemprego e possibilita o aumento na capacidade de consumo.

projovem-workshop 03“Muita gente imagina que o nosso foco é apenas a educação infantil, mas nós temos ainda uma parcela da população, sobretudo jovens, que por algum motivo deixaram de estudar. Com o Projovem eles retornaram à sala de aula e nós estamos aqui para acolhê-los de braços abertos”, disse a secretária.

A coordenadora do Projovem na Semed, professora Magna Collyer, explicou que durante o primeiro ano do curso, que iniciou em abril de 2015, os alunos (entre 18 e 29 anos) aprenderam a parte teórica que envolve essas atividades profissionais, realizando inclusive pesquisas de campo, para entender como funciona o dia a dia das atividades e o que é preciso para obter sucesso na área.

projovem-workshop 06Segundo ela, o programa é uma oportunidade importante para quem participa, pois possibilita a reinserção escolar de quem não conseguiu terminar o Ensino Fundamental, também oferece a qualificação profissional dessas pessoas. “O mercado de trabalho está cada vez mais exigente. Vejo uma grande oportunidade de que esses alunos estudem, mas também sejam inseridos no mercado profissional e encontrem alternativas de renda”, reforçou. 

Sobre o programa – O Projovem Urbano é um programa do Ministério da Educação (MEC), com duração de 18 meses, que tem como objetivo a conclusão do Ensino Fundamental de jovens e adultos que não concluíram os estudos em idade regular. Paralelo aos estudos, os alunos recebem qualificação profissional para que encontrem alternativas profissionais e possam ingressar no mercado de trabalho formal.

projovem-workshop 05Entre os alunos está Claudeane Ramos, de 26 anos. Ela que parou de estudar no 5º ano do Ensino Fundamental, após engravidar, e hoje estuda na Escola Municipal Themistocles Pinheiro Gadelha. “Passei mais de dez anos sem estudar e voltar foi muito importante. Pretendo, depois de concluir o Ensino Fundamental, cursar o Ensino Médio e chegar a uma faculdade”, planeja a jovem, que sonha cursar Serviço Social.

Roberto Brasil