Alunos de escolas ribeirinhas participam dos jogos do Rio Amazonas

By -

alunos-ribeirinhos-manaus-03Mais de 200 alunos de 11 unidades de ensino ribeirinhas de Manaus participaram, nesta quarta-feira, 20, da abertura do 13° Jogos das Escolas Rurais do Rio Amazonas. O evento foi na Escola Municipal Manoel Chagas, na comunidade Bom Sucesso. Além de integrar as comunidades, os jogos visam selecionar representantes para as Municipíadas. As disputas vão até esta sexta-feira, 22.

alunos-ribeirinhos-manaus-04As equipes campeãs dos Jogos do Rio Amazonas participarão da seletiva das Municipíadas da zona ribeirinha, que vai incluir os times dos rios Negro e Amazonas. “O que é importante é a integração dos alunos, pois eles esperam o ano todo por esse momento, onde eles podem competir de forma saudável. Na competição, todos querem ir para Manaus, já que os jogos servem como seletivas para chegar as Municipíadas. Este é um evento importante porque integra toda a zona ribeirinha de Manaus”, destacou o chefe da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Rural, Edileno Pinheiro.

alunos-ribeirinhos-manaus-05No decorrer dos jogos, os alunos participarão de disputas no futsal, futebol de campo e queimada. Eles foram divididos nas categorias: mirim, infantil e juvenil.

alunos-ribeirinhos-manaus-02Para a gestora Maria Conceição, da Escola Municipal São Francisco, localizada na Costa do Tabocal, os jogos também ajudam a incentivar os alunos em sala de aula. “Os jogos ajudam, de modo geral, o desempenho dos nossos estudantes, pois como eles querem participar das competições, nós os incentivamos a se dedicarem em todas as disciplinas e quando se aproxima a semana dos jogos, eles ficam muito empolgados”, destacou a gestora.

alunos-ribeirinhos-manaus-01Para o aluno Leandro Martins, que carregou a tocha dos jogos rurais e é um dos mais empolgados com a ideia de ir para as Municipíadas, participar das atividades esportivas da escola afasta os jovens da ociosidade e de vícios. “É muito bonito participar dos jogos. Nós fazemos coisas boas e novas amizades. É isso que queremos, além de conseguir uma vitória e podermos ir para Manaus”, disse.

Roberto Brasil