Alunos de creche municipal desenvolvem atividades de educação no trânsito

By -

creche-semana-transito1Como parte da programação local da Semana Nacional do Trânsito, alunos da Creche Municipal Virgínia Marília Mello de Araújo, localizada na Comunidade Cidade do Leste, no São José, zona Leste, realizaram, na manhã desta quarta-feira, 24, atividades de educação e segurança no trânsito. As crianças do maternal 1, 2 e 3 encenaram uma peçana qual simularam um acidente e mostraram as formas corretas, segundo a legislação, de como se comportar no trânsito. 

creche-semana-transito2Como contribuição para um trânsito mais seguro, as professoras da creche estão desenvolvendo, durante a semana, outras atividades lúdicas para que as crianças comecem a trabalhar a tolerância, responsabilidade e paciência. Por meio de vídeos, apresentações musicais e teatrais, as educadoras acreditam que os alunos possam ser multiplicadores do que aprendem sobre a valorização da vida no trânsito.

“Nós acreditamos que educando as crianças, elas irão educar os pais.

creche-semana-transito3Eles entendem, cada uma da sua maneira, que devemos atravessar a rua na faixa, que os motoristas não podem ultrapassar o sinal vermelho, que elas não podem andar em motocicletas e que os pais precisam usar capacete. Isso é muito importante porque elas acabam transmitindo os ensinamentos para a família”, comentou a professora do maternal 1, Rute Hozana.

Nesta manhã, um teatro de fantoche, simulações de como atravessar a rua e o uso correto do capacete foram destaques na cidade cenográfica montada com sucatas pelas próprias professoras. A aluna do maternal 3, Maria Clara, 4, já aprendeu como se faz. “Tem que pedir para parar, esperar e só depois atravessar”.

creche-semana-transito4Aluna do maternal 2, Isabelly Gomes, de 2 anos, aprendeu que para andar no carro dos pais é preciso usar alguns acessórios de segurança. “Tem que usar cadeirinha e cinto”.

Passeata de Conscientização

Com o tema “Trânsito Consciente – Valorizando a Vida”, as crianças acompanhadas dos pais, professores e demais servidores da creche, realizarão uma passeata, nesta quinta-feira, 25, para alertar a comunidade sobre os acidentes de trânsito. A saída está marcada para às 7h, na mesma creche, localizada na Rua das Carapanaúbas, Cidade do Leste.

Roberto Brasil