Alunos da rede pública têm acesso a conhecimentos científicos em ação no INPA

By -

circuito-da-ciencia-inpa-2Nesta sexta-feira (31), no Bosque da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA/MCTI), a partir das 8h30, acontece a 5ª edição do Circuito da Ciência em 2015. 

Nesta edição o projeto recebe cerca de 300 estudantes de escolas públicas do Estado do Amazonas. A programação, que inicia às 08h30 e encerra às 12h30, inclui oficinas educativas, exposições científicas em estandes e contato com a fauna e a flora da região. 

O Projeto tem por finalidade popularizar o conhecimento científico gerado nos laboratórios, aproximando os estudantes da prática científica, disseminando o conhecimento e despertando o interesse deles pela carreira científica. 

circuito-da-ciencia-inpa-116 anos 

O Circuito da Ciência completou em 2015 dezesseis anos de existência, com mais de 60 mil participantes entre crianças, jovens e adultos. Além de promover conhecimento, o projeto também trabalha a sensibilização ambiental e a divulgação da informação científica, proporcionando aprendizado e entretenimento baseados no ambiente Amazônico. 

O INPA está empenhado em ampliar sua produção de conhecimento científico e tecnológico sobre e para a região Amazônica e o Circuito da Ciência é fundamental para divulgar esse conhecimento científico para a população. “A interação entre ciência e sociedade é condição fundamental ao desenvolvimento socioambiental e econômico da Amazônia. Por isso o Inpa vem, também, desenvolvendo ações concretas na socialização dos resultados obtidos em suas pesquisas, ressalta o coordenador do Projeto, Jorge Lobato. 

Escolas participantes: 

E.E. PROFª HILDA TRIBUZZY – CIDADE NOVA  I

E.E. ARLINDO VIEIRA  DOS SANTOS – COLÔNIA TERRA NOVA

E.E. LUIZ VAZ DE CAMÕES- JAPIIM  I

E.E. OLGA FALCONE- BAIRRO DA PAZ

– Oficinas Educativas e Exposições: 

Mamíferos Aquáticos da Amazônia, Malária e Dengue, Leishmaniose,

Invertebrados Terrestres Vivos, Insetos Aquáticos, Tartarugas da Amazônia, Tecnologias Sociais e Inclusão Social na Amazônia,  Projeto Ecoethos da Amazônia/LAPSEA, Saúde Bucal/UEA-UFAM, Energias Renováveis/FAMETRO, Compostura/FAMETRO, Sala de Ciências/SESC, Pirogravuras em Papel Reciclado,Grupo de Escoteiros, Despertando a Consciência, Exposição de Produtos Reaproveitáveis/Jogos Ambientais/SEMMAS, Manaus Ambiental e projetos do PCE.

Roberto Brasil