Alunos da rede municipal participam de desfile cívico na zona Leste

By -
As unidades de ensino fazem parte da Divisão Distrital Zonal Leste 1

As unidades de ensino fazem parte da Divisão Distrital Zonal Leste 1

Como parte da programação da Semana da Pátria e do Amazonas, aproximadamente 900 alunos de 74 escolas da rede municipal de ensino realizaram, na manhã desta quarta-feira (03),  um desfile cívico na quadra da Liga de Esportistas do São José 1, zona Leste. A banda marcial e o grupo de dança da Escola Municipal Ana Maria de Souza Barros fizeram apresentações durante o momento cívico.

As unidades de ensino fazem parte da Divisão Distrital Zonal Leste 1 (DDZ 5). A gerente da divisão, Renata Moraes, explicou que o desfile foi organizado por todos os gestores das escolas com o apoio dos assessores da DDZ. “Passamos duas semanas nos organizando e não poderíamos, de forma alguma, deixar este momento passar em branco. É um momento de civismo, patriotismo, de reflexão para nossos alunos entenderem a importância desta semana, das datas cívicas e o que elas representam na nossa história”.

No desfile, cada escola foi representada por uma porta-bandeira. Dayla Vinhote, 14 anos, participou da comissão de frente pelo segundo ano consecutivo. “Nos preparamos todos os anos para isso e o momento é divertido. Quando chega a hora das pessoas nos assistirem e verem todo mundo marchando, fico emocionada. É bem legal”, comentou a estudante.

As escolas do município promoverão desfiles cívicos nos bairros em que estão localizadas

As escolas do município promoverão desfiles cívicos nos bairros em que estão localizadas

O patriotismo foi o que levou a aluna Ana Vitória Souza Soares, 15, a querer participar do evento. “Para mim é muito importante. É um sentimento de vitória. Estivemos todos os dias ensaiando, tentando dar o melhor de nós e foi muito bom”.

Assessora de educação física da DDZ Leste 1, Edilene Colares, ratificou a importância da participação dos alunos em momentos cívicos. “Esta é uma ferramenta já utilizada pela nossa secretaria. Uma vez por semana, em todas as escolas, e no mês de setembro mobilizamos toda a comunidade escolar para fazermos este momento cívico”.

Além dos pelotões das escolas, alunos envolvidos em programas desenvolvidos nas unidades, como o Mais Educação, Caravana da Educação Física, Projeto Aprender, Conviver e Lutar também participaram do evento.

Momento cívico – Também nesta quarta-feira, a Creche Municipal Maria Ferreira Bernardes  realizou momento cívico com os alunos. A unidade está localizada na Comunidade Fazendinha, zona Norte.

Ao som da fanfarra da Escola Estadual Cid Cabral, o pátio da unidade, que normalmente é utilizado para o banho de sol das crianças, transformou-se em uma passarela. Vestidas de verde e amarelo e com a bandeira do Brasil nas mãos, as crianças desfilaram e cantaram o hino nacional. As turmas foram divididas em três pelotões. O de esporte e lazer, da alimentação saudável e o de aleitamento materno.

Cinco de Setembro – O ponto alto das comemorações pela Elevação do Amazonas à Categoria de Província e Independência do Brasil, cujas datas são no calendário dia 5 e 7 de setembro, respectivamente, será na próxima sexta-feira, 5, a partir das 17h, no Sambódromo, onde acontecerá o tradicional desfile cívico. A Semed será representada por 600 alunos.

Cada Divisão Distrital Zonal (DDZ) terá um pelotão, além de fanfarra e porta-bandeira. O diferencial, neste ano, será a participação de estudantes da educação infantil. Durante esta semana, as escolas do município promoverão desfiles cívicos nos bairros em que estão localizadas.

Roberto Brasil