Alunos da Educação Infantil participam de conferência sobre meio ambiente e cuidados com o corpo

By -

conferencia-meio-ambiente-cmei1O Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Coração de Jesus, no Morro da Liberdade, zona Sul, realizou, na manhã desta quarta-feira, 1°, a 5ª Conferência Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, com o tema “Vivenciando as Curiosidades das Ciências na Educação Infantil”.

A programação é parte do plano pedagógico e da agenda ambiental do centro e contou com a participação dos 373 alunos do 1º e 2º segmento, de 4 e 5 anos. A atividade ocorreu em salas temáticas, com trabalhos sobre água, fenômenos da natureza, sistema solar, animais, alimentação saudável, corpo humano, saúde e higiene bucal.

conferencia-meio-ambiente-cmei2“Nós percebemos que as crianças sempre vêm nos questionando sobre as coisas. E para tirar a dúvida delas, elaboramos um planejamento para responder aos questionamentos. Já fazemos esse trabalho ambiental com as crianças. Na escola tudo é bem limpo e organizado para tornar o ambiente agradável a todos, seja com os funcionários ou com a comunidade que participa das atividades”, salientou a diretora, Madalena Lopes Lobo.

Professora do 2º segmento, Shirley Pessoa trabalhou com seus alunos o tema “Corpo humano”. Mesmo com os alunos ainda muito novos, a educadora disse que o aprendizado foi satisfatório com a assimilação das crianças dentro da temática abordada.

conferencia-meio-ambiente-cmei3“Quando se fala em educação infantil, temos que verificar como e o que trabalhar. Nós fizemos de forma lúdica as atividades na escola, ou seja, de maneira que o aluno não perca o interesse. Nós procuramos usar os recursos do Pesc e todo material disponível. Utilizamos vídeo, elaboração do trabalho em sala de aula, com massinha, com desenho e colagem. Com certeza eles assimilaram, compreenderam e aprenderam a proposta do trabalho”, comentou.

O empresário Domingos Santos Neto, 43, pai do aluno Davi Corrêa Pinto Santos, 4, sempre acompanha o filho nos eventos da escola. Ele ficou feliz ao ver o desempenho dos alunos na atividade realizada.  “Foi muito bom porque provocou a interação entre todas as crianças e as famílias que participaram da programação. Além disso, eles aprenderam sobre várias situações dentro da escola”, disse.

A programação da conferência contou com a apresentação de agenda ambiental, vídeo temático, apresentação do projeto 5S (senso de utilização, senso de organização, senso de limpeza, senso de saúde e higiene e disciplina) e 3R (reciclar, reduzir e reaproveitar).

Roberto Brasil