Alegria, esporte e diversão no Festival de verão em Maués

By -

festival de verao maues 03Muita alegria e diversão marcaram o primeiro dia do Festival de verão em Maués na sexta feira (04), mais de três mil pessoas disfrutaram das bandas locais e o Concurso Musa do Verão. Neste sábado (5) todos esperam ‘Raça Negra’ e o destaque foi para o torneio de pesca do tucunaré na Comunidade do Limão.

festival de verao maues 04No primeiro dia (04) do Festival de Verão em Maués as bandas Kronnus, Vladimir e Natam e o Concurso de Musa do Verão com oito candidatas foram o destaque. A festa encerrou com as bandas Regionais Offcial 80 y Breno Max.

festival de verao maues 08Pescaria ecológica

Neste sábado (05), na comunidade do Limão (Menino Deus) o Prefeito de Maués, Carlos Góes agradeceu os parceiros na realização da Pesca do tucunaré que está melhor. Desta vez houve representantes de São Paulo, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, IDAM, apoio da Scarloff e outros.

festival de verao maues 05Um dos participantes da pescaria, Salomão Rossy destacou a importância da pesca ecológica, pois o tucunaré uma vez pescado é pesado e uma vez registrada a imagem é devolvido ao rio. Esta modalidade permite desenvolver o turismo ecológico. “Queremos que as comunidades estejam mais agregadas a estas atividades para preservar as espécies e o meio ambiente e nossa sugestão e que as modalidades sejam avaliadas separadamente”, salientou.

festival de verao maues 07O Prefeito Carlos Góes disse que a tendência a cada ano é de melhorar o evento, “quem ganha com isto são os pescadores, mas principalmente a comunidade do Limão, a pesca acontece desde 2012, e faz parte de uma programação cultural onde a comunidade é a principal protagonista e será melhor a cada ano, o resultado é positivo quando há parceiros”.

festival de verao maues 01Festa cultural

Segundo Pedro Vidal as 45 famílias da comunidade Menino Deus trabalham e fazem parte da Associação de Artesãos Unidos para Vencer, a principal atividade é o artesanato em peças de argila e mimbre e também se dedicam a agricultura (mandioca, guaraná e hortaliças) além da pescaria (tucunaré, jaraqui, cracú e outros).

festival de verao maues 02A presidenta da Associação de Artesãos, Maria Célia dos Santos Itou disse, “as mulheres trabalham na coragem, não temos recurso para crescer mais e queremos mais apoio para montar barracas, aqui no interior todo é muito difícil, a necessidade é de transporte para tirar a matéria prima e também poder reflorestar e assim preservar o meio ambiente explica Maria.

festival de verao maues 06Houve apresentação do boi corre campo, desfile de reciclagem com roupas de material (papel de jornal, revista, copos descartáveis, sacolas de plástico e outros) para alertar no cuidado ao meio ambiente e também houve concurso ‘Garota Tucunaré’ o primeiro lugar na pescaria foi para a equipe Aruana, segundo lugar guaraná pesca, e o terceiro ficou com MDI. (Texto: Mercedes Guzmán – Fotos: Mercedes Guzmán/Hamilton Duarte)

Roberto Brasil