Aleam treina 40 servidores para atuarem em casos de traumas ou mal súbito

By -

aleam-samu-treinamentoAo longo do mês de março, a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) capacitou 40 servidores em técnicas de primeiros socorros para que eles possam atender seus colegas de trabalho ou quaisquer outros casos de mal súbito ou de traumas. Esse treinamento aconteceu em parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), da Prefeitura de Manaus e foi oferecido a funcionários de nível médio e superior.

O SAMU ofereceu duas modalidades de cursos direcionados a Primeiros Socorros: Suporte Básico de Vida (disponível para servidores que possuem o ensino Médio) e Suporte Avançado de Vida (disponível para servidores que possuem ensino superior, como Enfermeiros e Médicos), em duas turmas de 20 participantes, com duração de oito horas.

O “Suporte Básico à Vida” é o atendimento prestado a uma vítima de mal súbito ou de trauma em que o socorrista procura manter os sinais vitais e preservar a vida até que o SAMU chegue – ou outra forma de atendimento profissional possa ser feito. O Suporte à Vida também evita o agravamento das lesões existentes até que uma equipe especializada possa transportar a vítima ao hospital e oferecer um tratamento definitivo.

As aulas aconteceram no auditório do centro de treinamento do SAMU, na Bola da Suframa, zona Sul, onde os participantes tiveram aulas e provas teóricas e práticas. A Assembleia já articula junto ao SAMU outro treinamento do curso voltado para mais servidores da Assembleia Legislativa.

Roberto Brasil