Aleam transmite primeiro curso a distância para 19 municípios do interior

By -

aleam-curso-transmissaoA Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), por meio da Escola do Legislativo Senador José Lindoso iniciou, nesta segunda-feira (29), a transmissão do seu primeiro curso para cidades do interior do Estado, alcançando 19 municípios. A transmissão é feita por meio da Televisão Por Protocolo de Internet (Internet Protocol Television, em inglês – IPTV), um sistema que permite a transmissão, ao vivo, de programas televisivos. A aula inaugural foi ministrada pelo mestre Ricardo Augusto Lunier, nos estúdios da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), que falou sobre “Elaboração, Gestão e Avaliação de Projetos Públicos”, num curso que vai ser aplicado até a quarta-feira (31).

As aulas estão sendo transmitidas via internet para as Câmaras Municipais e Prefeituras e para as salas dos Centros e Núcleos da UEA, em 19 cidades do interior, onde os alunos acompanham as aulas através do computador ou um telão. Nas salas de aula, os alunos podem fazer perguntas aos instrutores com o auxílio de câmeras.

Segundo o vice-diretor da Escola do Legislativo, Fabiano Affonso, o sistema de transmissão de aulas foi uma iniciativa da direção da Escola do Legislativo, com o aval do presidente da Casa, deputado Josué Neto (PSD), depois que identificaram a necessidade e a dificuldade de capacitação de servidores do interior do Estado, principalmente na área de gestão financeira, prestação de contas, orçamento e licitações.

“Temos exemplos de gestores enrolados com prestação de contas por falta de esclarecimentos. Pessoas que não têm condições de vir a Manaus participar desses cursos. Então foi uma forma que nós encontramos para promover a capacitação desses servidores, com baixo custo para eles e para o Parlamento”, disse ele, lembrando que este ano a maioria das prefeituras, câmaras municipais e outros órgãos do Estado, inclusive a Aleam, enfrentam dificuldades financeiras por conta da queda na arrecadação.

Para realizar os cursos no interior seria necessário o deslocamento de pelo menos seis servidores, segundo Fabiano Afonso. Além disso, haveria despesas com passagens e diárias. Com o Sistema IPTV o custo dos cursos é zero.

O público alvo do programa de capacitação são os servidores das câmaras e prefeituras municipais e demais servidores que compõem o serviço público no interior do Amazonas. As inscrições podem ser feitas no site da Aleam (www.aleam.gov.br) na área de serviços, no link “Inscrição em Cursos- Escola do Legislativo”.

As aulas estão sendo transmitidas para Itacoatiara, Lábrea, Parintins, São Gabriel da Cachoeira, Tabatinga, Tefé, Boca do Acre, Careiro Castanho, Carauari, Coari, Eirunepé, Humaitá, Ipixuna, Manacapuru, Manicoré, Maués, Novo Aripuanã, Nova Olinda do Norte e Presidente Figueiredo.

Roberto Brasil