ALEAM recebe reunião do Fórum de Mulheres de Partidos Políticos do Amazonas

By -

aleam-forum-mulheres-2Representantes do PCdoB, PMDB, PPS, PT, PSB, PRTB e PSL participaram nesta segunda-feira, 23 de novembro, na Assembleia Legislativa, de mais uma reunião do Fórum de Mulheres de Partidos Políticos do Amazonas. O encontro contou com a presença da deputada estadual Alessandra Campêlo (PCdoB) e da secretária executiva de Políticas para Mulheres da Secretaria de Estado da Justiça, Cidadania e Direitos e Humanos (Sejusc), Karolina Aguiar.

“Além de debater as políticas públicas e participação das mulheres na política, o fórum também discute projetos que afetam diretamente a causa feminista, como o PL de autoria do deputado federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que dificulta o acesso das mulheres vítimas de estupro ao atendimento de saúde no SUS”, explicou Alessandra, que preside a Comissão da Mulher, das Famílias e do Idoso da Casa.

Um dos pontos levantados na atividade foi a necessidade de mais apoio às mulheres dentro das agremiações políticas. O fórum defende que os partidos ofereçam suporte profissional às candidatas, com acompanhamento de advogado e contador para prestação de contas das campanhas de modo a evitar problemas com a Justiça Eleitoral.

A vice-presidente nacional da União Brasileira de Mulheres (UBM), Vanja Andréa Santos, informou que o fórum também trabalha no sentido de construir uma extensa agenda para 2016. O objetivo é dar visibilidade aos trabalhos que os partidos integrantes do fórum estão fazendo para ampliar a participação das mulheres nos espaços de poder e nas decisões políticas em âmbito federal, estadual e municipal.

aleam-forum-mulheres-116 dias de ativismo

Na próxima quinta-feira, dia 26, às 10h30, o plenário Ruy Araújo da Assembleia Legislativa do Amazonas recebe a Sessão Especial alusiva aos “16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, propositura da deputada Alessandra Campêlo. 

Participantes:

Alessandra Campêlo (PCdoB)

Ana Carla Nascimento (PSL)

Ericka Santos (PPS)

Maria Souza Rodrigues (PPS)

Francy Guedes (PT)

Iara Bello Ambrósio (PSB)

Sheila Viana (PT)

Eullem Nathânia (PPS)

Bruna Batista Lima (PPS)

Vanja Santos (PCdoB)

Francisca Bentes (PCdoB)

Kátia Santos (PRTB)

Geralda Vitorino (PMDB)

Michele Alexandre (PPS)

Karolina Aguiar (SEPM/Sejusc)

Roberto Brasil