Aleam realiza Sessão Especial pelo Dia da Consciência Negra

By -

Com o objetivo de debater políticas públicas de melhorias para a comunidade negra do Amazonas, o deputado José Ricardo (PT), em parceria com os deputados Luiz Castro (Rede) e Alessandra Campêlo (PMDB), realizará na terça-feira (21), às 11h, no plenário Ruy Araújo da Aleam, Sessão Especial pelo Dia da Consciência Negra. A data é celebrada nacionalmente no dia 20 de novembro, em homenagem a Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, localidade situada na Serra da Barriga, no Estado de Alagoas, e que abrigava os escravos refugiados. Durante o evento, várias personalidades ligadas à luta dos negros do Amazonas serão homenageadas com placas e certificados.

Para José Ricardo, o Dia da Consciência Negra é uma forma de fazer memória do sofrimento do povo negro do país ao longo da história, desde a época da colonização do Brasil. “Foram muitas lutas travadas na tentativa de garantir seus direitos sociais. Hoje, temos várias leis que defendem esses direitos e buscam reparar essa injustiça pela qual o povo negro sofreu por quase 300 anos, como a cota nas universidades”, lembrou o parlamentar, destacando que os negros, após o período da escravidão, foram marginalizados, o que os impediu de conquistar os mesmos espaços de trabalho e estudos que os brancos, já que não tinham recursos e nem direito ao estudo.

O parlamentar lembra ainda que atualmente existem muito projetos do Governo Federal, criados durante os governos do PT, para melhorar a vida da população negra, no entanto, muito ainda precisa ser feito, principalmente, no combate ao racismo e ao preconceito contra esse povo.

Para participar do evento, foram convidados representantes da Pastoral do Migrante, Associação do Movimento Orgulho Negro do Amazonas (Amonan), Fórum de Juventude Negra do Amazonas (Fojune), Fórum Permanente de Afrodescendentes do Amazonas (Fopaam), Fórum Municipal de Capoeira (Focap), Projeto Afro de Capoeira, Escola de Capoeira Matumbê, Quilombolas Comunidade São Benedito, Quilombo de Barreirinha, Quilombo de Novo Airão, Quilombo da Serpa (Itacoatiara), Tambor de Crioulo, Dandaras: Mulheres Negras na Floresta, Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Secretaria de Políticas Para Mulheres, Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas (Seduc), Secretaria de Estado de Cultura do Amazonas (Sec), Secretaria de Estado da Juventude e Lazer (Sejel), Universidade Federal doa Amazonas (Ufam), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), Cáritas Arquidiocesana de Manaus.

Roberto Brasil