Aleam homenageia os 23 anos da Fiocruz Amazônia

By -

Os 23 anos de fundação do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD-Fiocruz/AM) ganharam destaque na última sexta-feira (22) na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) em sessão especial solicitada pelo deputado Luiz Castro (Rede). Este ano também é marcado pelo centenário de morte do médico sanitarista Oswaldo Cruz.

Luiz Castro ressaltou o trabalho de servidores e pesquisadores que contribuíram na construção da Fiocruz na Região Amazônica. “É uma história valiosa de dedicação à ciência e tecnologia em saúde, voltada para as populações da região”, destacou.

Em seu pronunciamento, o diretor do ILMD-Fiocruz, Sérgio Luiz Bessa Luz, salientou a importância de entender e defender a ciência e tecnologia como soberania nacional, em face de vivermos em um mundo cada vez mais dependente de ciência.

A missão, segundo ele, é a construção de um saber regional para transforma a Amazônia em socialmente mais justa, através da educação, da ciência e da tecnologia para a saúde.

Receberam certificados de reconhecimento pela sua significativa atuação o médico Marcus Barros, Luciano Medeiros de Toledo, Antônio Levino (in memoriam), Sérgio Luiz Bessa Luz, Roberto Rocha, Luiza Garnelo e o servidor mais antigo do instituto, Carlos Alberto Duarte.

A sessão especial foi presidida inicialmente pelo deputado Serafim Corrêa (PSB), que homenageou os pesquisadores e servidores da instituição, especialmente o médico Marcus Barros.

História

Criado em 1994, o ILMD é a unidade pioneira da Fiocruz na Amazônia, atuando no campo da pesquisa para a promoção da saúde da população do estado do Amazonas, visando a melhoria contínua do Sistema de Gestão da Qualidade.

Ao longo de sua história o ILMD-Fiocruz Amazônia vem contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das populações amazônicas e para o desenvolvimento científico e tecnológico regional, integrando a pesquisa, a educação e ações de saúde pública.

O instituto promove programas, cursos e atividade de ensino com o objetivo de qualificar profissionais para atuação nos campos da ciência e tecnologia direcionados prioritariamente para a saúde coletiva.

Roberto Brasil