Aleam encerra a nona edição do Programa Parlamento Jovem

By -

aleam-parlamento-jovem-encerramentoNa semana que passou, a Escola do Legislativo José Lindoso da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realizou a cerimônia de encerramento das atividades do Programa Parlamento Jovem 2016, com o anúncio dos três Projetos de Lei (PLs) escolhidos pela comissão técnica do Programa para serem indicados ao parlamento estadual.

O mais bem avaliado de todos foi do jovem parlamentar Jefté Santos, que proíbe que as escolas públicas deixem os alunos sem aula por conta da falta de professores. O segundo lugar ficou com o projeto do jovem deputado Rômulo Vieira, que legisla sobre a obrigatoriedade do Hino Nacional nas escolas, e o terceiro melhor projeto foi do jovem parlamentar Rodrigo Marinho, que torna obrigatório que os deputados eleitos para um primeiro mandato passem por um curso de formação cidadã.

Para o presidente do Parlamento Jovem, Adriano Nascimento, o mais importante durante o aprendizado foi entender a importância da política para sociedade. “Nós acreditávamos que o político era uma figura muito afastada da sociedade, na verdade o político está ali porque a sociedade o colocou ali. Então esse lado social da política é algo que eu desconhecia. O político deve estar o tempo todo trabalhando em prol do povo que o elegeu”, explica.

A gerente de Educação Cidadã da Escola do Legislativo, Cassandra Serejo, enfatiza o aprendizado por qual os estudantes passam, que vai desde os direitos e deveres dos cidadãos até a importância do voto. “Eles aprendem que precisamos votar para que pessoas sérias nos representem e também trabalhamos com o fortalecimento do Poder Legislativo nos níveis municipal, estadual e federal, porque é exatamente o Poder Legislativo que representa a democracia dentro de um país”, enfatiza a gerente.

O Programa Parlamento Jovem da Aleam já contou com 432 alunos que foram eleitos parlamentares (24 titulares e 24 suplentes por ano), além de ter envolvido cerca de 221 mil alunos que assistiram palestras e elegeram seus representantes em cada escola. Os Projetos de Lei elaborados pelos jovens parlamentares para a Câmara Federal ainda serão escolhidos pela comissão técnica do Programa nos próximos dias.

Roberto Brasil