Aleam discute zoneamento ecológico e potencial produtivo do Amazonas

By -
Dep. Dermilson Chagas

Dep. Dermilson Chagas

O mapeamento das potencialidades das zonas ecológicas do Amazonas será tema de reunião técnica na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) nesta segunda-feira (13). A discussão ocorre no miniplenário Beth Azize a partir das 9 horas e é uma iniciativa da Comissão de Agricultura, Pesca, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPPADR) da ALEAM, presidida pelo deputado Dermilson Chagas (PDT).A reunião tem com objetivo saber em quais circunstâncias estão os zoneamentos ecológico-econômicos (ZEE) do Amazonas, estudos técnico-científicos elaborados para identificar as potencialidades econômicas do Estado. O estudo norteia o desenvolvimento agrícola, pesqueiro, pecuário e florestal para uso e ocupação do solo. Atualmente, a sub-região do Purus é a única região com ZEE no Estado.

O ZEE é o primeiro passo para que uma região obtenha o Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC), instrumento técnico de planejamento que auxilia os produtores rurais a saberem quais são as culturas mais adequadas para plantio na região. Com a elaboração do ZARC, o produtor tem acesso a informações de riscos para minimizar prejuízos e perdas relacionados ao clima.

Para a reunião, foram convidadas a Secretaria de Produção Rural e Sustentabilidade (Sepror), Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Roberto Brasil