Aleam debate a restauração da BR-319

By -
“A BR-319 já existe há 40 anos e é uma realidade, agora é importante sua restauração", afirmou Francisco Souza

“A BR-319 já existe há 40 anos e é uma realidade, agora é importante sua restauração”, afirmou Francisco Souza

Da Redação – Nesta quarta feira (28) um relatório foi entregue na Assembleia do Amazonas (Aleam) pela comitiva formada por políticos e empresários dos estados de Rondônia e do Amazonas que saiu na última segunda-feira (26) para fiscalizarem a situação em que se encontra a BR-319.

audiencia-publica-BR319-foto-aida-fernandes (1)A iniciativa foi do deputado Francisco Souza (PSC) e contou com a participação do vice-governador de Rondônia, Daniel Pereira (PSB), o presidente da Assembleia de Rondônia, Maurão de Carvalho (PP-RO), o presidente da Aleam, Josué Neto (PSD-AM), os senadores Acir Gurgacz (PDT-RO) e Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), entre várias autoridades políticas.

Ao todo foram 15 deputados de Roraima que estiveram participando na audiência pública. “O sonho deve continuar e devemos lutar para que passe a passo seja reconstruída a BR 319”, afirmou o deputado Maurão de Carvalho.

audiencia-publica-br319-foto-aidafernandes (3)Segundo o deputado Serafim Corrêa (PSB), a decisão judicial apenas diz que a competência é do Ibama, mas não impede a procurar de caminhos para sua trafegabilidade, além do direito de ir e vir.

Segundo Acir Gurgaz, no ano de 1993, o objetivo era o comércio e o turismo, mas agora mudou o foco, pois é importante pensar na assistência aos moradores que ficaram assentados e que o Incra levou e que não podem ser abandonados. “Queremos a nossa da BR-319 em perfeitas condições. Com as bancadas federais de Roraima e Amazonas nos fortalecemos e esta força deve trazer bons resultados. Queremos uma Amazônia onde possamos produzir conservando nosso meio ambiente”, destacou. Ele enfatizou ainda que não há nenhum impacto ambiental, nem desmatamento nesta rodovia, mas pelo contrario irá trazer fiscais, Polícia Federal para a segurança de quem transita pela BR-319.

BR-319-parlamentares-am-ro_colagemO deputado David Almeida (PSD-AM) destacou o trabalho conjunto das assembleias e anunciou gestões para unir forças com Roraima e Acre na luta pelo respeito à Amazônia.

O sonho continua

“Ela já existe há 40 anos e é uma realidade, agora é importante sua restauração, temos que convencer ao Ibama em Brasília disto e poder responder à demanda para discutir estratégias , agradeço ao presidente da Aleam, Josué Neto e todos os deputados que formam a comitiva. A BR-319 é a resposta para a nossa emancipação econômica e social” ressaltou o  deputado Francisco Souza destacou o trabalho de todos os parlamentares

audiencia-publica-BR319-foto-aida-fernandes (2)A senadora Vanessa Grazziotin informou que na parte da estrada Porto Velho à Humaitá está sem problema, assim como a parte final que liga Careiro Castanho Manaus. O trecho do meio da BR-319 (cerca de 400 Km) tem problemas graves e foi alvo de um TAC em 2008, onde o Ministério de Meio Ambiente (MMA) exigiu várias questões a serem cumpridas e foram investidos mais de R$ 100 bilhões, mas continuam as exigências e isso vem impedindo que as obras tenham prosseguimento.

Explicou ainda que a manutenção foi feita, mas houve decisão do Ibama pelo embargo. “O objetivo imediato agora e acabar com este embargo e a licença da construção definitiva eu não vi nada que justificasse aquele relatório do Ibama. Estamos propondo o desdobramento e que se realize uma visita técnica com todos os órgãos e instituições envolvidas, pois não suportamos mais esta indecisa o do poder publico”, frisou a parlamentar. Referente ao desmatamento negou qualquer coisa neste sentido e afirmou que há um cuidado na preservação do meio ambiente. (Mercedes Guzman – Fotos: Áida Fernandes e Arquivo)

Roberto Brasil