Aleam aprova projeto de Josué Neto que incentiva a doação de órgãos

By -
Dep. Josué Neto

Dep. Josué Neto

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) aprovou na manhã desta quarta-feira (24) o projeto de lei do presidente da Casa, deputado Josué Neto (PSD), que cria a “Campanha Permanente de Esclarecimento e Incentivo à Doação de Órgãos” no Estado do Amazonas.

A proposta da campanha, segundo o projeto, é estabelecer uma campanha educativa permanente para que a sociedade em geral e as famílias especificamente sejam sensibilizadas sobre a importância da autorização para a retirada de órgãos, após a confirmação do óbito. A aceitação da família em atendimento à vontade daquele que faleceu é o ponto essencial da doação. “As famílias precisam entender a importância da doação de órgãos”, destacou.

Josué Neto acredita que essa iniciativa pode aumentar o número de transplantes e, assim, salvar mais vidas, reduzindo a quantidade de pacientes na lista de espera.

O presidente assinalou que é necessário que essa campanha toque no coração das pessoas e que toda a família deve ter a informação de que há entre eles um doador. “Sabemos que, algumas vezes, pessoas que estão precisando desse tipo de doação são vistas com preconceito. Há casos, como nos acidentes de trânsito, por exemplo, em que a família não tem interesse em doar por estar vivendo um momento de dor e tristeza”, lembrou Josué Neto. “Por isso é importante realizar campanhas informativas como essa, para que um número maior de pessoas possa participar, inclusive utilizando suas redes sociais, divulgando na imprensa e em locais de grande movimentação pública como praças, escolas e nos próprios hospitais esse ato de amor ao próximo”, concluiu.

Mario Dantas