Agentes de endemias do Amazonas ganham representatividade legal após dois anos sem dirigente

By -

agentesdeendemias-eleicao-2Em eleição muito movimentada, na tarde desta sexta-feira (11), no Sindicato dos Metalúrgicos, os agentes de endemias do Amazonas elegeram seus representantes legais para o Sindicato dos Trabalhadores em Controle e Combate a Endemias no Estado do Amazonas (SindAgente).

A chapa 02 “Juntos somos mais fortes”, encabeçada pelo agente Lourisval Pereira da Conceição (DISA Leste), venceu a eleição. A nova direção do SindAgente pretende lutar pelo Piso Nacional de Salário para a categoria; adicional de insalubridade; redução da carga horária de 8h para 6h, auxílios transporte e alimentação, entre outros.

agentesdeendemias-eleicao-1O SindAgente existe desde 2011, mas há dois anos estava sem dirigente após a chapa eleita (à época) desistir da representatividade. Desde então a categoria era representada por uma comissão.

O novo presidente ressaltou a importância do agente de endemia e lembrou que o Amazonas está localizado em uma das maiores áreas endêmicas do país, a exemplo da febre amarela e da dengue, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, também transmissor do Zika vírus, um dos possíveis causadores da microcefalia em bebês.

Roberto Brasil