Agentes comunitários de saúde são equipados para trabalho de visitação

By -
“Eles atuam completando e melhorando toda a nossa estrutura de Atenção Primária", destacou Artur Neto

“Eles atuam completando e melhorando toda a nossa estrutura de Atenção Primária”, destacou Artur Neto

Os 1.350 Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) de Manaus terão mais praticidade e segurança durante a importante tarefa de visitar os domicílios. A prefeitura entregou novos kits de trabalho aos profissionais, compostos por bolsa, camisa, colete, boné, prancheta, protetor solar, lápis e caneta.  

agentes-de-saude-equipamentos-semsa-1Durante a solenidade, realizada no Parque Municipal de Idoso (PIM), na zona Centro-Sul, o prefeito Artur Virgílio Neto lembrou do papel fundamental dos ACSs no controle de doenças e endemias e na promoção da saúde domiciliar. “Eles atuam completando e melhorando toda a nossa estrutura de Atenção Primária. Sempre lembro que a figura do agente comunitário de saúde surgiu ainda na minha primeira gestão municipal, no enfrentamento da cólera salvando milhares de vida na capital”, destacou.

No Brasil, a Atenção Primária é desenvolvida com alto grau de descentralização e capilaridade, ocorrendo no local mais próximo da vida das pessoas por meio as unidades básicas de saúde da família e suas equipes de saúde. É nesse contexto que o Agente Comunitário de Saúde exerce a função de cadastrar usuários e desenvolver relações de vínculo e responsabilização entre equipes e a população cadastrada, garantindo  a longitudinalidade do cuidado.

agentes-de-saude-equipamentos-semsa-4“Este é um momento de agradecer por todo o trabalho desenvolvido pelos ACSs. Há muitos anos eles não recebiam esses instrumentos de proteção ao trabalho e a partir de agora vamos cuidar para que isso seja sempre parte do seu dia a dia˜, garantiu o secretário municipal de Saúde (Semsa), Homero de Miranda Leão.

A entrega do kit também visa melhorar a identificação dos Agentes Comunitários de Saúde que atuam diariamente visitando as famílias nos seus domicílios. Além de trazer conforto, segurança e economia aos agentes, trás maior segurança às famílias visitadas, pois conseguem identificar mais rápido os profissionais de saúde.

agentes-de-saude-equipamentos-semsa-3Principais ações atribuídas aos ACSs: 

  • Delimitação de território de responsabilidade sanitária e o cadastramento de famílias;
  • Orientar famílias quanto à utilização dos serviços de saúde disponíveis
  • Acompanhar, por meio de visitas domiciliares a situação de  saúde de todas as  famílias sob sua responsabilidade
  • Promover  ações  de promoção, prevenção e recuperação da saúde por meio de  visitas domiciliares e ações educativas.
  • Estar em contato permanente com as famílias adscritas, principalmente as de maior vulnerabilidade.

Roberto Brasil