Adjuto Afonso cobra agilidade para resolver situação da aviação regional

By -
Dep. Adjuto Afonso

Dep. Adjuto Afonso

O deputado estadual Adjuto Afonso (PP) cobrou das autoridades federais mais agilidade no processo de aviação regional para a região Norte do país, durante a I Reunião Ampliada do Colegiado de Deputados do Parlamento Amazônico 2015, realizada na quinta-feira (20), na Assembleia Legislativa do Estado de Roraima (ALE-RR), em Boa Vista.

“Precisamos melhorar essa questão da aviação regional no Estado imediatamente. Já existe uma programação do governo federal, mas que precisa ter mais celeridade. Nosso povo sofre, não temos muitas alternativas e a logística do Estado é muita complexa, difícil. Esse fator influencia diretamente no desenvolvimento econômico regional”, ressaltou Adjuto Afonso.

O deputado destacou também o fato de que os Estados da Amazônia Legal terão prioridades em relação aos subsídios que o governo federal vai oferecer às companhias aéreas para beneficiar os passageiros. “Tem que ter mesmo esses incentivos. No Amazonas, por exemplo, o governo já reduziu o ICMS (Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços) para combustível de aviação como forma de incentivar às empresas que já operam no Estado e atrair outras para a região. Isso pode servir de exemplo para outros Estados com a mesma dificuldade de logística”, argumentou.

O deputado Adjuto Afonso se comprometeu em fazer um levantamento da situação da aviação regional para apresentar na próxima reunião do Parlamento Amazônico, que será realizada no Amapá em data a ser definida. Com dados precisos, os deputados podem fazer uma força-tarefa de cobrança junto às autoridades competentes.

Participaram do encontro os parlamentares da Casa Legislativa de Roraima, representante da Secretaria de Aviação Civil da Presidência, o deputado Sandro Locutor (PPS/ES), presidente da Unale, além dos deputados amazonenses Adjuto Afonso (vice-presidente da Unale), Abdala Fraxe (PTN), Dr. Gomes (PSD), Bi Garcia (PSDB) e Sinésio Campos (PT), que é presidente do Parlamento Amazônico.

Roberto Brasil